25 June 2026 -
Neste sábado (27), a comunidade dos bairros vizinhos Granja de Freitas e Taquaril, na Regional Leste de Belo Horizonte, contará com uma ação de educação ambiental voltada à valorização da área verde e preservação da nascente existente no local. A iniciativa integra as ações do Programa Renascente com atividades iniciadas às 9h na Rua São Vicente, próximo ao número 721.
O objetivo é reforçar a importância da preservação da área verde e da nascente, promovendo a sensibilização da comunidade sobre a relevância ambiental desse espaço. O local está inserido na Bacia do Ribeirão Arrudas, na sub-bacia do Córrego Freitas, região de grande importância ambiental para o território.
A programação contará com a participação de representantes do Cras, estudantes, lideranças locais, escoteiros e moradores da comunidade. Entre as atividades previstas estão orientações educativas, mobilização comunitária e uma trilha guiada até a nascente com os escoteiros, marcada para as 9h.
Para a realização da trilha guiada foi solicitado o apoio de um técnico especializado para conduzir os participantes até a nascente e apresentar informações sobre a importância ambiental da área. A atividade busca aproximar os participantes do espaço natural e fortalecer a conscientização sobre a necessidade de preservação.
A ação visa estimular o sentimento de pertencimento da comunidade, destacando o papel de cada morador no cuidado com as áreas verdes urbanas e com os recursos hídricos. A preservação da nascente local é fundamental para manter o equilíbrio ambiental e valorizar o território.
Serviço
Ação de Educação Ambiental — Programa Renascente
Data: sábado (27)
Horário: 9h
Local: Rua São Vicente, próximo ao nº 721 — Granja de Freitas/Taquaril
