Pular para o conteúdo principal

Comunidade comemora 1 ano da Horta Mina D’água
Foto: Divulgação/PBH

Comunidade comemora 1 ano da Horta Mina D’água

criado em - atualizado em

O trabalho realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte com a comunidade do bairro Conjunto Túnel de Ibirité, Região do Barreiro, já está dando resultado. A equipe técnica social da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), que atua no PAC Camarões em função das obras das Bacias Túnel Ibirité/Camarões, criou junto com os moradores do local a Horta Mina D’àgua. A iniciativa completou um ano nesta quinta-feira (29).  

A horta conta com a doação de várias mudas pela Fundação Zoobotânica e ampla participação dos moradores da região. A comemoração de um ano da iniciativa reuniu a comunidade do entorno, representantes da Urbel, da SLU e da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Segundo Edvaldo de Jesus, coordenador Social da Urbel, é essa parceria e dedicação que potencializam o trabalho realizado. “A Prefeitura entra com o apoio, mas nada aconteceria se não fosse o empenho do grupo, que sabe do poder da terra, que sabe manejá-la, e fazer com que o entorno de uma obra se transforme nessa grande área produtiva”, concluiu. 

Durante a comemoração, uma turma da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa realizou o plantio simbólico de uma muda de quaresmeira e uma de felicius, representando as 15 árvores que serão plantadas pelos voluntários na próxima semana. O evento também contou com a venda de legumes e hortaliças orgânicos cultivados no local, e o valor arrecadado vai ser reinvestido na própria horta.   

Para Fátima dos Santos, moradora da região e voluntária na horta, é uma alegria ver os frutos do trabalho do grupo, que contribui para a saúde alimentar dos moradores do entorno, oferecendo a oportunidade de acesso a alimentos naturais, limpos e bem tratados.