Pular para o conteúdo principal

Cerca de quinze trabalhadores da limpeza urbana junto ao espaço revitalizado.
Foto: Regional Venda Nova/PBH

Comunidade apoia ações de Ponto Limpo da Prefeitura

03/08/2017 | 11:13 | atualizado em 07/08/2017 | 13:39

Dando sequência ao projeto de combate às deposições clandestinas de resíduos em Belo Horizonte, a Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova (Gerlu-VN) realizou, na última semana, a implantação de mais um Ponto Limpo na região. Dessa vez, o local escolhido foi a esquina da avenida Salamanca com rua Perina Baldo Martins, no bairro Minas Caixa. O lugar possui um grande fluxo de veículos e pedestres, significativa presença de estabelecimentos comerciais, além de dar acesso para a rodovia MG-10. Anteriormente o espaço era utilizado para descartes diários de lixo, entulho, poda, bagulhos volumosos, animais mortos, entre outros resíduos.


“Para a realização da ação, foi fundamental a integração com a comunidade local, que se comprometeu a cuidar das plantas”, explica o gerente da Gerlu-VN, Clarício Tolentino de Aguiar. Ele destaca que o apoio das gerências de Fiscalização, Zoonoses, Jardins e Áreas Verdes, Manutenção e do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU foi decisivo para o sucesso do trabalho.


A técnica de Mobilização Social Rejane Silva conta que os pneus inservíveis deixados nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) de Venda Nova ou nas vias públicas da região foram pintados e instalados nos canteiros do Ponto Limpo. “É uma solução segura e bonita para esses resíduos que poderiam causar sérios problemas à população”, observa. Rejane ainda chama a atenção para a participação dos cidadãos, que se sentiram prestigiados com a iniciativa. “Temos que enaltecer o empenho dessas pessoas, que se comprometeram a cuidar do Ponto limpo com a irrigação das mudas ornamentais.”


Mobilizadores sociais conversam com os moradores locais
Mobilizadores sociais conversam com os moradores locais
Funcionários da SLU entregam sacolinhas para o lixo e conversam sobre a ação de limpeza
Funcionários da SLU entregam sacolinhas para o lixo e conversam sobre a ação de limpeza
Área suja e degradada antes da ação de limpeza.
Área suja e degradada antes da ação de limpeza.
Área limpa, com vegetação, pneus coloridos e placa indicando ponto limpo.
Área limpa, com vegetação, pneus coloridos e placa indicando ponto limpo.

Últimas Notícias

Obras sendo feitas nos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro Prefeitura inicia mais obras contra enchentes nos córregos Olaria e Jatobá

Serão investidos aproximadamente R$ 18 milhões neste empreendimento, com previsão de término no segundo semestre de 2021.

 

09/07/2020 | 16:48
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Cidadão pode recorrer contra notificações da Fiscalização de forma digital

O procedimento virtual será adotado enquanto durarem as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

09/07/2020 | 16:33