Pular para o conteúdo principal

Cerca de quinze trabalhadores da limpeza urbana junto ao espaço revitalizado.
Foto: Regional Venda Nova/PBH

Comunidade apoia ações de Ponto Limpo da Prefeitura

criado em - atualizado em

Dando sequência ao projeto de combate às deposições clandestinas de resíduos em Belo Horizonte, a Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova (Gerlu-VN) realizou, na última semana, a implantação de mais um Ponto Limpo na região. Dessa vez, o local escolhido foi a esquina da avenida Salamanca com rua Perina Baldo Martins, no bairro Minas Caixa. O lugar possui um grande fluxo de veículos e pedestres, significativa presença de estabelecimentos comerciais, além de dar acesso para a rodovia MG-10. Anteriormente o espaço era utilizado para descartes diários de lixo, entulho, poda, bagulhos volumosos, animais mortos, entre outros resíduos.


“Para a realização da ação, foi fundamental a integração com a comunidade local, que se comprometeu a cuidar das plantas”, explica o gerente da Gerlu-VN, Clarício Tolentino de Aguiar. Ele destaca que o apoio das gerências de Fiscalização, Zoonoses, Jardins e Áreas Verdes, Manutenção e do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU foi decisivo para o sucesso do trabalho.


A técnica de Mobilização Social Rejane Silva conta que os pneus inservíveis deixados nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) de Venda Nova ou nas vias públicas da região foram pintados e instalados nos canteiros do Ponto Limpo. “É uma solução segura e bonita para esses resíduos que poderiam causar sérios problemas à população”, observa. Rejane ainda chama a atenção para a participação dos cidadãos, que se sentiram prestigiados com a iniciativa. “Temos que enaltecer o empenho dessas pessoas, que se comprometeram a cuidar do Ponto limpo com a irrigação das mudas ornamentais.”