Pular para o conteúdo principal

Comunicado - Virada Cultural

01/11/2018 | 19:03 | atualizado em 01/11/2018 | 19:48
Reafirmando o compromisso com as políticas públicas de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura têm empreendido os esforços necessários para a realização das ações já consolidadas no calendário da cidade, como o Festival de Arte Negra e o Festival Literário Internacional, realizados em 2017, o Festival Internacional de Quadrinhos e o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua, em 2018. Esse calendário também conta com a Virada Cultural, evento aguardado pela população da cidade. A Prefeitura informa que foi necessário o adiamento da Virada Cultural pelas seguintes razões:

• Iniciado em março de 2018, o processo de licitação da Prefeitura de Belo Horizonte para contratação da infraestrutura necessária para eventos de grande porte como a Virada Cultural se estendeu mais do que o esperado e não foi concluído até o momento, mesmo com os esforços dos órgãos municipais envolvidos.

• Diante da data prevista para finalização do processo licitatório, meados de novembro, não haveria prazo necessário para abertura do chamamento dos artistas locais para integrarem a grade de programação do evento, fator imprescindível para a SMC e FMC na construção da Virada Cultural.

No intuito de manter a população informada e dar transparência aos procedimentos necessários para a realização da Virada Cultural, a Prefeitura informa que, após a conclusão do processo licitatório para a contratação de toda a infraestrutura necessária, será publicado, em dezembro, o chamamento público para seleção da Organização da Sociedade Civil, que será parceira na gestão do evento. Dessa forma, a Virada Cultural acontecerá no primeiro semestre de 2019.