Pular para o conteúdo principal

Competições dos Jogos Escolares de Belo Horizonte começam na próxima segunda
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Competições dos Jogos Escolares de Belo Horizonte começam na próxima segunda

criado em - atualizado em

Com a participação de cerca de 500 estudantes-atletas, além de autoridades e professores, foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 8, a abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2022 (JEBH 2022), no Ginásio Poliesportivo do Colégio Militar de Belo Horizonte, no bairro São Francisco, região Pampulha da capital.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, realiza neste ano a quarta edição do JEBH com inscrições de 68 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual e instituições de práticas de paradesportos. Os jogos começam na segunda-feira, dia 11.

Na cerimônia de abertura, após o desfile de entrada dos estudantes-atletas e a execução do hino nacional, o fogo simbólico entrou em cena na quadra, sendo a tocha conduzida pelo aluno João Vitor Maduro Rocha que teve a missão de acender a pira olímpica. Coube a Juliano César Soares Lima, atleta da seleção brasileira de  Taekwondo, uma mensagem de incentivo aos estudantes-atletas. Os jogos foram oficialmente abertos pelo Coronel Marcus Vinicius Mansur Messeder, Comandante e Diretor de Ensino do CPOR/Colégio Militar de Belo Horizonte.

Na solenidade, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco Cerqueira, ressaltou a importância do JEBH. “A competição  tem um papel importante de fazer  a união do esporte com educação e incrementar a  prática de atividades físicas  que é uma ação preventiva de saúde”.

Além de Adriana Branco, a mesa de autoridades foi composta por Ângela Dalben, secretária municipal de Educação; Coronel Marcus Vinicius Mansur Messeder, Comandante e Diretor de Ensino do CPOR/Colégio Militar de Belo Horizonte; José Francisco Filho (Pelé do Vôlei), subsecretário do Esportes de Minas Gerais; e  Luiz Henrique Taveira Cabral, presidente em exercício da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

“Educação, esporte e cultura são áreas  irmãs e compõem a educação integral. Daí a importância dos jogos escolares como oportunidade para os estudantes se prepararem para a vida”, pontuou Ângela Dalben.

Modalidades

As provas e os jogos do JEBH são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.