Pular para o conteúdo principal

Fonte de água no Parque Municipal Américo Renneé Giannetti. Foto ilustrativa.
Foto: Amira Hissa

Comitê sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência realiza plenária no dia 11/7

criado em - atualizado em

Na quarta-feira, dia 11 de julho, o Comitê sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE) realiza a sua 49ª reunião plenária. O encontro é aberto ao público e acontece na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, avenida Álvares Cabral, 217, 15º andar (Sala Verde). Na ocasião, o representante do movimento Nossa BH no CMMCE, Guilherme Tampieri, e a coordenadora do MobCidades/Movimento Nossa BH, Letícia Birchal, apresentam o tema "Integrando questões climáticas às políticas urbanas de BH".

 


Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE)

A Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de estabelecer políticas locais de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, instituiu o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), por meio do Decreto Municipal nº 12.362 de 03/05/2006.

 

O comitê é formado por representantes do Poder Público municipal e estadual, da sociedade civil, de organizações não governamentais e do setor empresarial e acadêmico, o que garante a legitimidade da participação da população em várias decisões relacionadas à busca da sustentabilidade ambiental no Município.

O CMMCE é um órgão colegiado e consultivo, que tem o objetivo de apoiar a implementação da política municipal de Belo Horizonte para as mudanças climáticas. Atua na articulação das políticas públicas e da iniciativa privada que visem à redução das emissões de gases de efeito estufa, de poluentes atmosféricos e da produção de resíduos sólidos e à maior eficiência nos processos de reutilização e reciclagem de resíduos; ao incentivo a utilização de fontes de energia renováveis, melhoria da eficiência energética e uso racional de energia; e ao aumento da consciência ambiental dos cidadãos.

O Comitê tem como papel propor e deliberar sobre políticas municipais de proteção climática, conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima no Município, com vistas ao desenvolvimento inclusivo e sustentável e à ampliação da qualidade de vida dos cidadãos.

 

 

Programação

14h – Abertura dos trabalhos e aprovação da ata da 48ª Reunião Ordinária

 

14h – Apresentação “Integrando questões climáticas às políticas urbanas de BH” – Guilherme Tampieri – membro do CMMCE – representante do Movimento Nossa BH/Letícia Birchal – coordenadora MobCidades – Movimento Nossa BH

 

16h – Informes

 

17h – Encerramento