Pular para o conteúdo principal

Combate às deposições clandestinas em BH inspira projeto no Rio Grande do Norte
Rodrigo Clemente/PBH

Combate às deposições clandestinas em BH inspira projeto no Rio Grande do Norte

criado em - atualizado em

As ações de Ponto Limpo desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte despertaram o interesse da mestranda em Meio Ambiente e pesquisadora da área de resíduos sólidos Luiza de Sá. Com isso, a estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) teve a iniciativa de criar o Tchau lixão da minha rua, na cidade de Natal, que também busca extinguir descartes irregulares de lixo e entulho. “A ideia é convidar os moradores que estão próximos a esses locais para pensar em soluções", destaca a educadora.

 

Como o trabalho de Luiza exigia aplicação prática, ela decidiu empregar também uma tecnologia social, em formato de gincana, que está mobilizando diversas comunidades de sua região por meio de eventos que contam até com transmissões ao vivo pelas redes sociais. O recurso serve para alcançar mais seguidores e fortalecer o trabalho que vem sendo realizado.

 

Semelhança

 

O Tchau lixão da minha rua se assemelha em muito ao projeto Ponto Limpo de Belo Horizonte, que vem, com sucesso, combatendo as deposições indevidas de lixo, por meio de uma cooperação entre o poder público e o cidadão.

 

Belo Horizonte tem atualmente cerca de 400 Pontos Limpos em lugares antes prejudicados pelos depósitos clandestinos de sujeira a céu aberto. O objetivo desse serviço oferecido pela Prefeitura é acabar com o descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores e as consequentes doenças, além de melhorar o aspecto visual, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

Intervenções educativas e de recuperação da área degradada, como limpeza e pintura de muros e de meios-fios, antecedem a instalação de uma placa indicativa de Ponto Limpo. Em muitas situações, escolas e centros de saúde, bem como associações comunitárias, têm estabelecido parcerias com a SLU no intuito de fortalecer o comprometimento coletivo. Após as intervenções da SLU, é importante que os cidadãos se apropriem do espaço revitalizado e cuidem dele para que ninguém volte a jogar lixo e entulho no ambiente limpo.

 

Em 2017, eram 880 pontos críticos espalhados pela capital. Já em 2019, um levantamento da SLU apontou uma redução de 33% nesse número, alcançando a marca de 590 locais. A partir de uma nova análise, em 2021, observou-se o desaparecimento de mais 75 pontos críticos, totalizando 515 locais na cidade. Portanto, de 2017 até 2021, foram eliminados 365 pontos críticos de descarte irregular de resíduos em Belo Horizonte, uma diminuição de mais de 41% em comparação a 2017. Uma nova sondagem está sendo realizada e, em breve, será divulgada.