Pular para o conteúdo principal

Um dos três Postos Médicos Avançados (PMAs)
Foto: Divulgação PBH

Com postos específicos no Carnaval, PBH atenderá foliões sem ocupar hospitais

criado em - atualizado em

   
Para aproveitar os dias de folia com saúde e bem-estar e é fundamental seguir alguns cuidados básicos, como beber água com frequência, usar roupas frescas e não esquecer o protetor solar. É importante ainda manter uma alimentação leve, e se optar pelo consumo de bebida alcoólica, que seja com moderação. Para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, é indispensável o uso de preservativo.
    
Se mesmo com todos os cuidados o folião precisar de assistência médica durante os dias de Carnaval, a Prefeitura de Belo Horizonte irá ampliar os serviços de saúde, com a abertura de três Postos Médicos Avançados (PMAs) que farão atendimentos a casos de intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito, pequenos traumas, entre outros.
    
Essas unidades atuarão na estabilização do paciente, evitando superlotação das unidades de urgência do município.  Os três Postos Médicos funcionarão em locais estratégicos, próximos a locais onde haverá blocos com maior concentração de foliões. Os equipamentos contarão com 36 leitos, sendo 30 para observação e seis para emergência. Ao todo, serão mais de 280 profissionais de plantão.
 
Profissionais de assistência social da Secretaria Municipal de Saúde atuarão no posto montado na Praça da Estação, local que reúne grande público jovem. A função deles será acompanhar em uma sala especial os menores de idade que receberem alta médica, até a chegada dos seus responsáveis.
   
Além dos Postos Médicos, as nove UPAs de Belo Horizonte vão funcionar todos os dias, durante 24 horas. E na segunda-feira de Carnaval, dia 24, a Prefeitura irá abrir todos os 152 Centros de Saúde que prestarão atendimentos a casos agudos, como febre, vômitos, dores, curativos, aplicação de vacinas e também dispensação  de medicamentos.
 
Durante o Carnaval, a população contará ainda com o funcionamento 24 horas das 27 ambulâncias do SAMU. Considerando os dias de maior concentração de pessoas nas ruas, poderão ser empenhados até mais quatro carros desse serviço para o atendimento exclusivo do Carnaval. Foram contratadas ainda ambulâncias de serviço terceirizado pela Belotur. Serão cerca de 15 saídas diárias de ambulâncias para atendimento aos participantes do evento. O número total de veículos vai garantir o atendimento às ocorrências da festa e da rotina da capital.

 

Endereços e horários dos Postos Médicos:
 

POSTO MÉDICO AVANÇADO - PMA

LOCAL

DIAS

FUNCIONAMENTO

PRAÇA RUI BARBOSA 50

CENTRO

21 a 25/2

24h

AV. AFONSO PENA 2336

FUNCIONÁRIOS

22 a 25/ 02

10 às 22h

RUA ESTRELA DO SUL 156

SANTA TERESA

22, 24 e 25/02

10 às 22h


 

Assistência a pessoas em situação de rua

Durante dois dias de Carnaval (21 e 24) profissionais que atuam nos Consultórios de Rua da Secretaria Municipal de Saúde irão reforçar os trabalhos de assistência à população em situação de rua, que se abriga em torno da Praça da Estação. A base da equipe será dentro do Posto Médico Avançado, instalado no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 – Centro).
    
Quando acionados, os profissionais da saúde participarão da abordagem ao grupo que acompanha os pacientes com intoxicações agudas, em atendimento pelos brigadistas. O objetivo é realizar uma ação preventiva, ofertando a estas pessoas informações e insumos em redução de danos à saúde, pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas.

As ações estão programadas para esta sexta-feira das 16h às 22h e na segunda-feira, dia 24, das 14h às 20h. A equipe é composta por duas assistentes sociais, enfermeira, redutor de danos e arte-educador.

As equipes dos Consultórios de Rua atuam junto à população em situação de rua que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas. Tendo grande facilidade de lidar com esse público, a equipe fará um alerta durante as abordagens, sobre os possíveis riscos do uso dessas substâncias, redução de danos e cuidados com a saúde.