Pular para o conteúdo principal

Com estande réplica da Casa do Baile, Belo Horizonte é destaque na WTM, principal evento de turismo da América Latina
Foto: divulgação PBH

Com estande réplica da Casa do Baile, BH é destaque na WTM

criado em - atualizado em

Com um estande moderno, interativo e valorizando o ‘Conjunto Moderno da Pampulha', a Belotur, representando o destino turístico Belo Horizonte, foi destaque na 10ª WTM Latin America, principal evento da indústria do turismo na América Latina, que ocorreu em São Paulo-SP entre os dias 3 e 5 de abril. A agenda teve como foco a cooperação e o compartilhamento de experiências entre os profissionais do setor e os principais destinos turísticos do continente.

 

O estande da capital chamou atenção dos visitantes por trazer uma réplica da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte, com seus característicos azulejos e curvas. A escolha se deu pelo fato do ‘Conjunto Moderno da Pampulha’ completar, em maio, 80 anos de história. Quem passou  pelo local se encantou com as características do complexo, que é um Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, representadas no ambiente. Outra ação que atraiu muitos visitantes ao estande foi uma experiência diária com a mixologista Marcela Azevedo, que preparou uma degustação de drinks comestíveis, criados a partir da mixologia molecular.

 

Entre as visitas de destaque, passaram pelo estande a Ministra do Turismo Daniela Carneiro, o Secretário Executivo do Ministério do Turismo Bento Nunes e Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, além de agentes e operadores de turismo, veículos de imprensa, produtores de conteúdo e influenciadores digitais. O Presidente Gilberto Castro e o Diretor de Marketing e Promoção Turística Leonardo Nunes estiveram, ainda, com Marcelo Freixo, Presidente da Embratur e com Jaqueline Gil, Diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.

 

“Sem sombra de dúvidas a experiência na WTM 2023 para Belo Horizonte foi de estabelecimento de pontes com grandes operadores, diálogo com os maiores players do turismo nacional e internacional e com as principais instâncias governamentais do turismo brasileiro, além da promoção da capital como destino atrativo, pelo seu patrimônio histórico, seu potencial para o turismo de experiência e, é claro, pela gastronomia”, comenta Gilberto Castro.

 

Além de apresentar os atributos de Belo Horizonte a operadores nacionais e internacionais, a presença da Belotur na WTM rendeu inúmeras agendas estratégicas. Os representantes da empresa municipal se reuniram com Jeanine Pires, Diretora de Relações Governamentais da CVC, para discutir a ampliação do portfólio de vendas de Belo Horizonte, com a inserção de novos produtos, além da capacitação para os agentes da empresa, para qualificar o setor de vendas com foco no mercado belo-horizontino e produtos de experiência. Outra agenda relevante foi com Ronaldo Veras, da Azul Linhas Aéreas, para elaboração de parcerias para o carnaval 2024, com a promoção de Belo Horizonte e disponibilização de tarifa especial para o período momesco, considerando os 49 voos que chegam a BH da Azul, via Confins.

 

Na terça-feira (04), também ocorreu no evento a primeira reunião de trabalho das cidades selecionadas pelo ‘Programa Turismo Futuro do Brasil’, iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementação da estratégia de Destino Turístico Inteligente (DTI) em alguns municípios brasileiros. Belo Horizonte foi escolhida para integrar o projeto ao lado de outros 11 destinos brasileiros. Na ocasião foram apresentados o plano de trabalho e os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto.

 

A WTM ainda rendeu agendas para desenvolvimento de pautas importantes, com promotores de eventos, com foco na captação de eventos para a cidade; com a Associação brasileira de Blogs de Viagem, para divulgação do destino; com representantes do Fórum Nacional de Cultura e Diversidade; com a empresa Expedia, para captação e fornecimento de dados do consumo de Belo Horizonte pelas plataformas digitais (booking, trivago, etc) e  com a Operadora Abreu, apresentando Belo Horizonte como destino anfitrião para a empresa que reúne mais de 300 operadores.

 

 

WTM Latin America

 

A WTM Latin America, que chegou a sua 10ª edição, é o evento da indústria de viagens onde profissionais do turismo se reúnem para negócios e prospecção de oportunidades que contribuem para o posicionamento dos destinos turísticos. A feira aconteceu em São Paulo, onde 20 mil profissionais de viagens e turismo e 565 empresas expositoras se encontraram para fazer networking, negociar e descobrir as novas tendências do setor.