Pular para o conteúdo principal

Com apoio da PBH, Carnaval da APAE leva inclusão às ruas da cidade
Foto: Stênio Lima/PBH

Com apoio da PBH, Carnaval da APAE leva inclusão às ruas da cidade

criado em 10/02/2023 - atualizado em 10/02/2023 | 17:43

A Prefeitura de Belo Horizonte apoia, por mais um ano, o Grito de Carnaval Apae-BH que, neste ano, chega a sua 15ª edição. O desfile oficial do bloco será neste sábado (11), no bairro Santa Tereza, ao som da APAEtucada, a bateria formada por pessoas com deficiência atendidas pela APAE e componentes de blocos parceiros. Intérpretes de Libras cedidos pela Prefeitura fazem a tradução do desfile de cima do mini trio elétrico, para promover a acessibilidade às pessoas surdas. O bloco é um dos 95 grupos contemplados pelo Edital de Auxílio Financeiro lançado pela Belotur em outubro do ano passado.

A Corte Momesca é presença confirmada no desfile, que se concentra na sede da APAE (Rua Cristal, 78), às 14h. Além da alegria característica do período momesco, o intuito é promover a participação e a visibilidade das pessoas com deficiência. Diversas alas temáticas seguem pelas ruas do bairro Santa Tereza acompanhadas por centenas de foliões do Carnaval de Belo Horizonte em um grande movimento inclusivo. Um carro de apoio com voluntários para distribuição de água para a bateria e voluntários da organização também acompanham o cortejo durante todo percurso.

O subsecretário de Direitos de Cidadania de Belo Horizonte, Thiago Alves, ressalta o caráter inclusivo do bloco ao comentar o apoio institucional à atividade de promoção dos direitos das pessoas com deficiência durante o período momesco. “O Carnaval de BH é de todo mundo! Isso significa um esforço ativo de inclusão e cidadania para que nenhum cidadão ou cidadã seja excluído. A Prefeitura não poderia deixar de apoiar essa iniciativa que, ao potencializar a APAEtucada, demonstra a vocação da nossa cidade para a inclusão e transformação dos espaços públicos em locais verdadeiramente de e para todos”, diz.