Pular para o conteúdo principal

Coluninha Literária destaca obras da literatura infantil para crianças pequenas
Arte/PBH

Coluninha Literária destaca obras da literatura infantil para crianças pequenas

criado em - atualizado em

Aproximar as crianças do universo dos livros, da literatura e das bibliotecas, incentivando as práticas de leitura. Esses são alguns dos objetivos da Coluninha Literária, que neste mês chega à sua segunda edição. Desenvolvida pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), a publicação apresenta livros de literatura infantil para crianças pequenas, presentes no acervo da Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, que brincam com os sentidos, os sons e com os ritmos do texto, e também livros de imagem que ampliam o olhar infantil. A Coluninha pode ser conferida na íntegra, a partir do dia 29 de novembro, no blog do Portal Belo Horizonte.

A Coluninha Literária é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e tem como proposta trazer dicas que visam incentivar a leitura e a valorizar a literatura para crianças. A publicação, que está em sua 2ª edição, é uma derivação da Coluna Literária, que ao longo dos últimos anos teve 22 edições que destacaram e apresentaram obras literárias dos mais diversos gêneros, estilos e autorias.

Nesta edição da Coluninha Literária serão apresentados os livros “Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce, ilustrado por Pat Ludlow e publicado pela editora Brinque-Book, e a “Coleção O que é? O que é”, criada e ilustrada por Guido Van Genechten, reconhecido e premiado artista gráfico belga, publicada no Brasil pela Gaudí Editorial. A sessão “Perfil Literário”  destaca a escritora e tradutora de livros infantis Gilda de Aquino, que traduziu mais de 200 livros infantis, muitos deles vencedores do Prêmio de Melhor Tradução da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Sobre a Coluna Literária

A Coluninha Literária é uma atividade do projeto Promoção da Leitura, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, coordenada pela Gerência de Bibliotecas Promoção da Leitura e Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa tem o objetivo de aproximar leitores e leitoras da ação de promoção e incentivo à leitura e à escrita e de valorização da literatura, realizada pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais da Fundação Municipal de Cultura.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). Juntas, elas garantem o acesso gratuito da população a cerca de 137 mil títulos e mais de 162 mil exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.

Serviço

Coluninha Literária – 2ª edição

Obras em destaques:


“Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce, ilustrado por Pat Ludlow

“Coleção O que é? O que é”, de Guido Van Genechten

Perfil Literário: Gilda de Aquino

Acesso: Blog do Portal Belo Horizonte