Pular para o conteúdo principal

Imagem do ilustrador Nelson Cruz
Foto: Divulgação PBH

Coluna Literária tem edição especial sobre o 4º FLI BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, lança nesta quarta-feira, dia 28 de julho, uma edição especial da atividade Coluna Literária, que vai destacar a realização do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH).

A Coluna Literária deste mês traça o perfil das escritoras e professoras Ana Elisa Ribeiro e Madu Costa, que assinam a curadoria da 4ª edição do FLI BH, e do ilustrador Nelson Cruz, responsável pela ilustração da identidade visual do festival. A publicação virtual com dicas literárias visa a incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.

Em 2021, o FLI BH acontece de 10 a 20 de agosto, em uma edição totalmente on-line e digital, trazendo mais de 100 atrações em uma jornada literária de 11 dias, que poderá ser acessada pelo Portal Belo Horizonte. Com atividades diversas e opções de programação cultural para todos os públicos, as mesas de debate, oficinas, entrevistas, apresentações artísticas entre outras atividades literárias contemplam discussões sobre a criação, a circulação, a leitura e a literatura na cidade, incluindo odiálogo com outras linguagens artísticas.

O 4º FLI BH tem como tema "VIRANDO A PÁGINA: Livro e Leitura tecendo amanhãs", e a homenageada é a editora Maria Mazarello Rodrigues, mais conhecida como Mazza. Todas as informações sobre o festival estarão disponíveis no Portal da Prefeitura.

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca que a edição especial da Coluna Literária celebra a importância do evento na cidade. “Desde a primeira edição, o FLI BH tem um importante diálogo com a rede de bibliotecas de Belo Horizonte, em especial as bibliotecas da Prefeitura, administradas pela Fundação Municipal de Cultura, que têm o compromisso com a promoção do acesso aos livros e à literatura, de modo que inspirem a vida das pessoas. Nesta edição da Coluna Literária, a proposta é convidar o público a conhecer um pouco mais sobre a obra das curadoras e do ilustrador dessa edição do Festival, funcionando como um aquecimento para a intensa programação virtual e gratuita que o FLI BH oferecerá a partir de 10 de agosto", afirma a diretora.

Além de traçar os perfis literários dos autores, a Coluna Literária traz a indicação de livros e sites com conteúdos literários disponíveis gratuitamente relacionados aos perfilados. Entre eles está o acervo on-line da “Coleção Leve um Livro”; o livro “Fresta por onde olhar”, de Ana Elisa Ribeiro; e  a publicação “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”, projeto fomentado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Sobre a Coluna Literária

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada para aproximar os leitores  da ação de promoção e incentivo à leitura, das bibliotecas públicas municipais,  a partir da difusão de livros  e publicações que estejam disponíveis online, com intuito de fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação de leitura junto às bibliotecas públicas de cultura da rede. Como os equipamentos estão fechados, devido ao isolamento social para o combate à Covid-19, ela foi adaptada para esse período e destaca, neste momento, autores, autoras e obras que estão disponíveis para leitura on-line.

 

Rede de Bibliotecas

A rede mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas ganharam, nos últimos dois anos, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.

No momento, estes equipamentos encontram-se fechados ao público, como parte das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, e ações de fomento à leitura e à literatura estão em curso no ambiente virtual, como é o caso da Coluna Literária.