Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Coluna Literária foca literatura contemporânea e traz obra de Sérgio Fantini

criado em 31/05/2021 - atualizado em 31/05/2021 | 11:43

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam nesta segunda-feira, dia 31, nova publicação do projeto Coluna Literária. Nesta edição, estará em foco a Literatura Contemporânea belo-horizontina, apresentando a obra do escritor Sérgio Fantini. A publicação virtual traz indicações de obras literárias para incentivar a leitura e pode ser acessada no blog do Portal Belo Horizonte. 

 

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, e apresenta resenhas de obras literárias e um perfil sobre a vida e a obra de um autor, com a seleção dos títulos e escritores realizada por integrantes da equipe da Gerência. 

 

Nesta segunda edição, o escritor Sérgio Fantini terá seu perfil apresentado, além das resenhas de dois livros de sua autoria, “Lambe-Lambe” e “Silas”, ambos publicados pela editora Jovens Escribas. As obras literárias poderão ser acessadas gratuitamente na publicação. 

 

Sérgio Fantini nasceu em Belo Horizonte, em 1961, é servidor aposentado da Fundação Municipal de Cultura e produziu obras literárias em diversos gêneros, como poesia, crônicas, contos e romances, bem como diversos formatos de publicações, como quadrinhos, fanzines e livros. Transitando por diferentes gêneros literários, seus textos retratam o cotidiano, possibilitando que as personagens sejam descobertas por leitores e leitoras de modo intimista. 

 

Sua escrita possui um ritmo acelerado, aborda afetos, encontros e desencontros, carregados de erotismo. O viés político é também característico em sua produção, em que o autor se mostra ácido e bem-humorado. Sua obra dialoga com as artes visuais, sendo possível encontrar ilustrações de Guga Schultze em “Lambe-Lambe”, apresentado na Coluna Literária. 

 

De acordo com a gerente de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita da Fundação Municipal de Cultura, Lídia Mendes, os leitores que tiverem contato com a obra de Sérgio Fantini terão a oportunidade de conhecer o trabalho desse autor tão potente para a literatura belo-horizonte, mineira e nacional, por meio do olhar original, crítico, nem por isso menos humano  presente em sua obra. 

 

Sobre a Coluna Literária   

 

A Coluna Literária integra o Projeto Promoção da Leitura e foi criada para aproximar os leitores das bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros que integram seus acervos, e fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação junto às bibliotecas da rede. Como os equipamentos estão fechados, devido ao isolamento social para o combate à Covid-19, ela foi adaptada para esse período e destaca, neste momento, autores e autoras e obras que estão disponíveis on-line. 

 

Rede de Bibliotecas 

 

A rede mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas ganharam, nos últimos dois anos, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens. 

 

No momento, estes equipamentos encontram-se fechados ao público, como parte das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, e ações de fomento à leitura e literatura estão em curso no ambiente virtual, como é o caso da Coluna Literária.