Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Coluna Literária de novembro destaca a literatura africana

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam nesta quarta-feira, dia 24, a 7ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação virtual terá como foco a literatura africana. Essa edição também celebra o início do ciclo de reabertura da rede de bibliotecas públicas municipais da Fundação Municipal de Cultura, com a indicação de obras que poderão ser emprestadas pela população nos equipamentos da Prefeitura. A Coluna traz dicas literárias que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.  

Esta edição da Coluna Literária traz comentários sobre as obras “Reclusos do Tempo”, do moçambicano Alex Dau, e “Sem Gentileza”, da nigeriana Futhi Ntshingila. Apresenta, ainda, o perfil literário da escritora moçambicana Paulina Chiziane, que este ano se tornou a primeira africana a ganhar o Prêmio Camões de Literatura. 

“A valorização crescente da diversidade de autorias no campo literário possibilita a ampliação de nossos repertórios de leitura. Esse cenário favorece o encontro com a literatura africana, com destaque especial para a produção escrita de mulheres”, destaca Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. 

Sobre a Coluna Literária 

A Coluna Literária é um projeto da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE), que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada para aproximar os leitores da ação de promoção e incentivo à leitura, das bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros e publicações que estejam disponíveis on-line, com intuito de fomentar a fruição literária por meio de ações de mediação de leitura. 

Rede de Bibliotecas 

A reabertura gradual das bibliotecas públicas municipais teve início em outubro. Até o momento já foram reabertas às atividades presenciais 14 bibliotecas da Rede (Centros Culturais Jardim Guanabara; Pampulha; Salgado Filho; São Geraldo; Usina da Cultura; Urucuia; Vila Marçola; Venda Nova, São Bernardo, Lindeia Regina, Padre Eustáquio e Bairro das Indústrias; além da biblioteca do Museu da Moda de Belo Horizonte).  

Para os próximos dias, estão previstas a reabertura das demais  bibliotecas da Rede, localizadas nos Centros Culturais Alto Vera Cruz; Liberalino Alves de Oliveira; Vila Fátima; Vila Santa Rita; Urucuia e Zilah Spósito. A reabertura segue os protocolos de prevenção à Covid-19 elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em diálogo com representantes de diversos espaços. 

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas receberam em 2019 e 2020, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.