28 Abril 2022 -
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançaram, nessa quarta-feira, dia 27, a 12ª edição da Coluna Literária. Neste mês, a publicação virtual celebra um ano do projeto e revisita obras que fazem parte da exposição "Sobre Dádivas e Pontes", realizada no último Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH. O espaço dedicado à literatura traz dicas que visam incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.
A rede de bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Cultura tem acervo de literatura infantil qualificado com aquisições permanentes de obras em destaque no mercado editorial, que possibilitam a ampliação das referências estéticas, culturais e éticas das crianças. Desse modo, a edição comemorativa de um ano da Coluna Literária se dedica aos pequenos leitores ao trazer obras que fizeram parte da exposição “Sobre Dádivas e Pontes”, que integrou a programação da quarta edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH, em 2021. A exposição apresenta obras de importantes autores e autoras, com projeto gráfico e ilustração pensados para as crianças.
A 12ª edição da Coluna Literária traz as resenhas dos livros O rato e a Montanha, de Antônio Gramsci, e Se os Tubarões fossem Homens, de Bertold Brecht, obras que fizeram parte da mostra. O perfil literário será de Marilda Castanha, escritora e ilustradora belo-horizontina, que ilustrou Bárbara, história de Murilo Rubião que fez parte da exposição. A artista tem várias obras dedicadas às crianças, tendo recebido diversos prêmios no Brasil e no exterior.
Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof destaca a importância da celebração de um ano da atividade, que integra o projeto Promoção da Leitura. “A edição comemorativa de um ano da Coluna Literária reforça a função social da rede de bibliotecas públicas municipais para a realização de ações de mediação de leitura e escrita, em especial para crianças e adolescentes. Ao longo desses meses, além de reunir e apresentar resenhas de importantes obras do acervo da rede, o espaço também articulou as equipes das bibliotecas em prol de uma produção crítica e qualificada no campo literário, oferecendo ao público da cidade mais uma possibilidade de acesso democrático à cultura. A coluna deste mês faz referência à exposição realizada no 4º FLI-BH 2021, com curadoria de Jéssica Tolentino, e que circula pelos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura. A união entre Artes Visuais e Literatura está presente tanto na exposição, quanto nos livros que podem ser acessados em toda rede de bibliotecas”.
Sobre a Coluna Literária
A Coluna Literária é uma atividade do projeto Promoção da Leitura, da Gerência de Bibliotecas Promoção da Leitura e da Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada com o intuito de aproximar leitores e leitoras da ação realizada pela rede de bibliotecas públicas municipais, a partir da difusão de livros e publicações que estejam disponíveis no sistema Pergamum das Bibliotecas da FMC.