Pular para o conteúdo principal

Portaria da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, nas proximidades de onde será substituído o equipamento de coleta seletiva.
Foto: Daniel Alves/PBH

Coletor de recicláveis próximo ao Zoológico será substituído

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) realizará nesta sexta-feira, dia 4, a substituição do equipamento de coleta seletiva ponto a ponto instalado na avenida Otacílio Negrão de Lima, em frente ao portão principal do Zoológico, na Pampulha. A ação está prevista para o início da manhã. Com isso, o Local de Entrega Voluntária (LEV) contará com um coletor mais apropriado para a demanda da região.
 

A psicóloga e técnica do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Sandra Tomie Canno, explica que o modelo conhecido como “foguetinho” será trocado pelo tipo “gaiola”. “Com isso, a população terá mais facilidade em depositar, por exemplo, o papelão, pois a abertura do coletor é maior”, destaca Sandra. Segundo ela, a SLU optou pela iniciativa principalmente porque a participação local dos cidadãos é bastante efetiva, gerando uma quantidade significativa de resíduos passíveis de reciclagem.
 

No sábado, dia 5, e no domingo, dia 6, a equipe de Mobilização Social da SLU estará de plantão próximo ao LEV, dialogando com os usuários da coleta seletiva, a fim de fortalecer as orientações sobre a correta utilização do equipamento. “Queremos ampliar ainda mais a adesão das pessoas, buscando combater o descarte incorreto de materiais recicláveis fora do coletor”, enfatiza a técnica. Na ocasião, será distribuído material educativo sobre o assunto.
 

Outro desafio, segundo Sandra, é sensibilizar a população sobre a deposição clandestina de lixo orgânico e entulho na área ao redor do LEV. “Restos de obra, móveis velhos, poda, pneus e outros materiais volumosos não tóxicos devem ser encaminhados a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV)”, orienta. Existem mais de 30 postos de recebimento gratuito desses resíduos na capital. Os endereços poderão ser acessados neste endereço eletrônico
 

A remoção dos vidros depositados no referido LEV é feita às quintas-feiras, enquanto o recolhimento do papel, metal e do plástico ocorre toda segunda, quarta e sexta-feira. Já a limpeza do lixo jogado indevidamente no entorno do equipamento é realizada todos os dias.