9 November 2023 -
Uma das principais formas de prevenir a gastroenterite, doenças diarreicas agudas e desidratação em crianças é manter atualizada a dose da vacina contra o rotavírus. Em situações mais graves, essa infecção pode causar hospitalização e até óbito. Em Belo Horizonte a cobertura vacinal está em 68,1%, percentual abaixo do recomendado, que é de 90%. Para proteger os pequenos, a Prefeitura está aplicando o imunizante durante a Campanha de Multivacinação.
A vacina é administrada em esquema de duas doses, sendo a primeira aos 2 meses de idade e a segunda aos 7 meses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as aplicações. Os endereços dos centros de saúde que estão aplicando as doses da vacina contra o rotavírus e as demais contempladas na campanha podem ser verificados no portal da Prefeitura.
Para garantir a adequada verificação da situação vacinal, é indispensável que os pais, mães ou responsáveis legais apresentem a caderneta de vacinação aos profissionais da unidade.
Cabe reforçar ainda que, além da vacinação, outras práticas podem prevenir a doença. Fazem parte desse cuidado a lavagem das mãos após usar o banheiro, higienização e armazenamento adequado de alimentos e o consumo de água potável.