Pular para o conteúdo principal

 Circuito Municipal de Cultura realiza programação especial de Carnaval em BH
Foto: Verônica Manevy

Circuito Municipal de Cultura realiza programação especial de Carnaval em BH

criado em - atualizado em

“Em fevereiro, tem Carnaval”, eternizou Jorge Ben em “Fio Maravilha”. Com a chegada do segundo mês do ano, a folia momesca já começa a concentrar atenções, principalmente em cidades onde a festa é potente. É o caso de Belo Horizonte, que contou com 4,45 milhões de foliões em 2020 e hoje tem um dos maiores carnavais do país. Para engrandecer a agenda carnavalesca da capital mineira, o Circuito Municipal de Cultura realiza, neste mês, uma programação especial e totalmente gratuita. De 1º a 25/2, o “Circuito de Carnaval” promove diversas ações descentralizadas, nos Centros Culturais Municipais, tais como oficinas, cortejos e apresentações artísticas, e nos teatros municipais. 

No dia 16, o “Quinta no Raul” se junta à programação para levar ao Teatro Raul Belém Machado o show da banda “Chega o Rei”, cujo repertório homenageia Roberto Carlos. Já na “ressaca” do Carnaval, em 5 de março, o projeto “Música de Domingo” celebra a folia no Teatro Francisco Nunes com a apresentação de “Pontinhos de Amor”, primeiro disco de Aline Calixto voltado ao público infantil, que mergulha no universo mitológico dos orixás e das entidades das religiões afro-brasileiras.  

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, animação é o que não vai faltar em Belo Horizonte no carnaval e, especialmente, no pré-carnaval. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Belotur vai ampliar as atividades disponibilizadas ao público ao ocupar todas as regionais da cidade. Serão ações lúdicas e formativas, de forma descentralizada, garantindo a alegria para todos. Trata-se de uma política pública da Prefeitura que prepara a cidade para a celebração do carnaval, que atende a uma vasta cadeia produtiva em total sintonia e apoio aos blocos e demais personagens dessa grande festa", ressalta Eliane Parreiras.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca ainda o valor do carnaval dentro das ações de salvaguarda do patrimônio cultural e memória da cidade. "É importante ressaltar que também a memória das festas populares está no foco da Prefeitura com a realização dos inventários, ainda em 2023, dos Samba e do Carnaval de Belo Horizonte, além da exposição “Cinejornais em Belo Horizonte”, no Museu da Imagem e do Som”, afirma Luciana Féres. 

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon. 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

“Circuito de Carnaval” 

Quando. De 1º a 25 de fevereiro
Onde. Ações nos Centros Culturais Vila Marçola, Pampulha, Bairro das Indústrias,
Liberalino Alves de Oliveira, Jardim Guanabara, Vila Fátima, Padre Eustáquio, Usina de Cultura, Lindeia Regina, Zilah Spósito, São Bernardo,Salgado Filho
Quanto. Atividades gratuitas e abertas ao público
Veja a programação completa 

“Quinta no Raul” | Banda Chega o Rei - Roberto Carlos em ritmo de Carnaval
Quando. Dia 16 fevereiro, quinta-feira, às 20h
Onde. Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo)
Quanto. Gratuito 

“Música de Domingo” | Aline Calixto apresenta “Pontinhos de Amor”
Quando. Dia 5 de março, domingo, às 11h
Onde. Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, s/n - Centro)
Quanto. Gratuito