Pular para o conteúdo principal

Circuito Municipal de Cultura realiza peça do “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia
Foto: Luisa Monteiro

Circuito Municipal de Cultura realiza peça do “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia

criado em - atualizado em

O Circuito Municipal de Cultura realiza, neste sábado (11), a apresentação de “Na Roda - Um Espetáculo Brincante”, do Grupo Maria Cutia. Primeira montagem da companhia de artes cênicas mineira, a peça acontece às 15h, na Praça Che Guevara, no Conjunto Taquaril, integrando a programação do “Encontro Cultural Aliança Taquaril”, evento que ocorre todo segundo sábado do mês, realizado pelo movimento Aliança Cultural Taquaril, com apoio do Centro Cultural Alto Vera Cruz, da Casa Hip Hop Taquaril e da Associação Centro Comunitário Pró-Construção e Desenvolvimento do Taquaril. O acesso é gratuito e aberto ao público. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Marcado pelo forte caráter lúdico e interativo, “Na Roda - Um Espetáculo Brincante” estreou em 2006, levando à cena o universo da brincadeira e da cultura popular. O espetáculo foi construído a partir de canções regionais do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas, duas regiões de Minas Gerais que influenciam o trabalho do grupo Maria Cutia. Na trama, são contadas as histórias de um menino sem nome; de Martim, Mariana e sua grande banda; e de uma fazenda e seus animais. A narrativa é contada e cantada ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, é convidado a entrar na roda para brincar também.

 

Integrante do Grupo Maria Cutia, a artista cênica Mariana Arruda celebra a oportunidade de apresentar “Na Roda” pela primeira vez neste ano. “Apesar de ser o espetáculo que a gente mais faz nesses anos todos de trajetória do Maria Cutia, curiosamente, em 2023, esta apresentação vai ser a primeira do ano. Estamos morrendo de saudade de fazer ‘Na Roda’ em Belo Horizonte e de chegar a hora deste encontro com o público”, afirma. “É o primeiro espetáculo do Maria Cutia, que neste ano completa 17 anos de estrada. Já o apresentamos em salas de teatro, tendas de circo, ginásios, pátios de escolas, salões literários, centros culturais, parques e praças de todo o Brasil. Nesses anos todos, passamos por todas as regionais de BH e conhecemos nossa cidade de Norte a Sul, de Leste a Oeste, fazendo teatro”, completa.

 

Para Mariana Arruda, “Na Roda” destaca-se pela proposta de interação com o público e pelo apelo brincante trazido por meio das canções populares do Jequitinhonha e do Norte de Minas. “É um espetáculo simples e de comunicação direta com o público, no mais genuíno e autêntico espírito do teatro de rua. Nele, trabalhamos com músicas da tradição brincante brasileira, por meio das máscaras teatrais e do nariz de palhaço, mas na maior parte do tempo de ‘cara limpa’, numa relação completamente cúmplice com o público”, sublinha a artista, que integra a trupe junto aos atores Leonardo Rocha e Hugo da Silva e à produtora Luisa Monteiro. Desde 2006, o Maria Cutia já apresentou espetáculos de teatro de rua em mais de 160 cidades de 19 estados brasileiros, além de cinco países africanos de língua portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Espetáculo “Na Roda” (Grupo Maria Cutia) no “Encontro Cultural Alianç  Taquaril”
Quando: Dia 11 de março, sábado, às 15h
Onde: Praça Che Guevara (Rua Alair Pereira da Silva, S/N - Conjunto Taquaril)
Quanto: O acesso é gratuito e aberto ao público