Pular para o conteúdo principal

Circuito Municipal de Cultura oferece atrações juninas nos Centros Culturais
Foto: Pablo Bernardo

Circuito Municipal de Cultura oferece atrações juninas nos Centros Culturais

criado em - atualizado em

A chegada de junho marca o início de uma das festividades mais queridas do Brasil. Quando se fala em festa junina, logo vêm à mente imagens que ilustram a celebração popular e que compõem o imaginário coletivo do nosso povo. Fogueiras, bandeirinhas, balões, fogos de artifício e peças de vestes “caipiras” (como chapéus de palha e saias rendadas) se desenham na memória, junto à dança das quadrilhas, ao som da sanfona e aos sabores de alimentos típicos como a pipoca, a canjica, o pé-de-moleque, o arroz-doce e o quentão. A festa evoca, ainda, a devoção a Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo, que remetem à sua origem em Portugal e, posteriormente, no Nordeste brasileiro. Hoje, os festejos juninos estão presentes em todos os estados do país, e em Minas Gerais guardam especial relação com a formação identitária do povo, sobretudo nas cidades do interior.

 

A capital também nutre grande paixão pela festividade, haja vista a popularidade do Arraial de Belo Horizonte, reunindo as quadrilhas da cidade em um disputado concurso e levando milhares de pessoas à Praça da Estação para a celebração da tradição junina. Somando esforços à missão de fomentar os festejos em BH, o Circuito Municipal de Cultura realiza, neste mês, uma série de arraiás em Centros Culturais Municipais de diferentes regionais da cidade. O “Circuito Junino nos Centros Culturais” traz dezenas de atividades gratuitas como apresentações artísticas, oficinas e ações voltadas à gastronomia típica, à contação de histórias, às brincadeiras, entre outras. A programação começa neste sábado (3), com o “Arraiá Curturá do Vila Marçola”, no Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, na Região Leste; e o “Arraial do Centro Cultural Padre Eustáquio”, que ocupa o equipamento do bairro de mesmo nome na região Noroeste.

 

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o “Circuito Junino nos Centros Culturais” tem por objetivo oferecer uma programação descentralizada e gratuita. “O evento se destaca por ampliar e promover o acesso às opções de lazer e fruição artística voltadas para a temática das festas juninas em várias regiões da cidade. Dessa forma, crianças, jovens, adultos e idosos podem celebrar juntos esses festejos tradicionais e que marcam a cultura e a identidade da nossa cidade”, afirma.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, também celebra a programação. “As festas juninas são um capítulo especial na cultura popular e fazem parte da nossa formação. No ‘Circuito Junino nos Centros Culturais’, o público vai poder se divertir com dezenas de atividades gratuitas além das tradicionais quadrilhas. É um momento de alegria e vivências coletivas de celebração”, destaca.

 

As atividades nos Centros Culturais são gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais dos Centros Culturais e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Programação

 

No sábado, 3 de junho, das 14h às 22h, o “Arraiá Curturá do Vila Marçola” fortalece o resgate do “Arraial da Serra”, festa junina que por décadas foi realizada na Rua da Água, no Aglomerado da Serra. Em 2017, a Associação Seu Vizinho e o Coletivo RDA Produções retomaram a tradição, que voltou a fazer parte do calendário cultural da região, chegando à sua 5ª edição, que será realizada em 2023. Neste ano, o evento se une ao “6º Arraiá Curturá do Vila Marçola” numa parceria que realizará três ações conjuntas: as atividades formativas “Oficina de customização de trajes típicos juninos”, às 15h, e “Memórias culinárias juninas”, às 16h, além da apresentação da “Quadrilha Arraial da Serra”, às 17h. A programação conta, ainda, com a oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, às 14h, voltada ao público infantil; e com a “Barraca DuBeco Ballroom”, que celebra a comunidade LGBTQIA+ entre 18h e 22h.

 

Também no sábado, 3 de junho, o “Arraial do Centro Cultural Padre Eustáquio” recebe uma programação gratuita que vai das 9h às 22h, com barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras juninas para toda a família. As ações que integram o “Circuito Junino nos Centros Culturais” começam com a aula coletiva de forró, entre 9h e 13h, que será realizada pela equipe do “Arena do Forró”, projeto do professor de dança Marcial Bosso, que há quase duas décadas oferece aulas gratuitas de forró em BH. Das 15h às 15h30, é a vez da apresentação do “Quadrilha Junina Arraial Dú Tadeu”, projeto surgido, em 2008, a partir de um grupo de jovens católicos, cujos integrantes eram entusiastas da cultura junina e foram incentivados a formar a quadrilha por um membro da Igreja devoto de São Judas Tadeu. Fechando a programação, serão apresentados, entre 16h e 22h, os shows do “38º Encontro de Forrozeiros de BH”, projeto do grupo Forró Luar do Sertão que reúne bandas, cantores, DJs e amantes do forró num momento festivo, marcado pela fusão de elementos tradicionais e contemporâneos desta popular vertente da dança.

 

A programação continua com uma edição especial do “Quinta no Raul”, no dia 15 de junho, quinta-feira, intitulada “Arraial do Raul”. Às 20h, o projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe a Quadrilha Junina Bela Flor, que desde 2020 dedica-se à realização de apresentações voltadas para a temática junina. Formado no bairro Serrano, o grupo folclórico apresenta o tema “Chapeuzinho Vermelho”, que orienta seu corpo de dança em 2023. Às 21h, se apresenta o grupo Furo de Taboca, formado por André Siqueira no pífano e voz, Matheus Ribeiro no acordeon e voz, João Paulo Avelar no baixo e voz, e Daniel Guedes na percussão e voz. A apresentação traz clássicos da música nordestina que passam por gêneros como baião, xote, forró e arrasta pé, com músicas de nomes como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Para acesso a este evento é preciso ingressos, gratuitamente, no site da Sympla.

 

No dia 16, sexta-feira, é a vez do “Arraial do Centro Cultural São Bernardo: Café com Lorota Junino”, que conta com uma mesa de café compartilhada e três atrações artísticas durante a tarde. O evento começa às 14h30, com o violeiro Nicanor, morador do bairro da Região Norte da capital, que apresenta sua moda de viola; às 15h15,o grupo de patrimônio cultural Rosas do São Bernardo, atuante no Centro Cultural desde 2008, apresenta músicas, danças e boa prosa; às 16h, a “Quadrilha Junina Arraial Dú Tadeu” volta a mostrar sua dança em um encontro com a comunidade do bairro São Bernardo.

 

Próximas semanas

 

O “Circuito Junino nos Centros Culturais” continua no dia 23 de junho, sexta-feira, às 18h, com a “Festa Junina do Usina de Cultura”, que conta com mostra de artesanato e comidas típicas, pescaria e quadrilha organizada pela comunidade. Na ocasião, o equipamento cultural localizado no bairro Ipiranga recebe o show da banda Suvaco Xerôso, que apresenta xotes e músicas de forró variadas de cantores como Gonzaga e Dominguinhos, executadas em uma narrativa performática e teatral. Formada em 2018 por músicos ativos da cena musical de BH, a banda também abre a programação do “Arraial do Centro Cultural São Geraldo”, no dia 24, sábado, às 17h. Após o show, às 20h, o evento recebe a apresentação da tradicional “Quadrilha São Gererê”, formada em 1979 por moradores do bairro da Região Leste e focada nos elementos originários da celebração junina.

 

Também no dia 24, das 13h às 19h, acontece o “Arraial do Centro Cultural Venda Nova”, que inclui apresentações de duas quadrilhas da cidade: a “Quadrilha Traços de União”, às 14h30; e a “Quadrilha Forró de Minas”, às 16h. A programação fecha com o grupo Forró de Cabo a Rabo, formado pelo sanfoneiro Lídio Costa, do Vale do Jequitinhonha, que se debruça sobre o repertório do forró tradicional. No mesmo dia, acontece ainda o “Aniversário de 15 anos do Centro Cultural Lindeia Regina”, cuja programação se desdobra das 14h30 às 22h, incluindo sarau literário, teatro de bonecos, atividades circenses e a exibição de um documentário comemorativo sobre os 15 anos da unidade. A partir das 18h, apresentações de música sertaneja de raiz e modas de viola caipira compõem a programação do tradicional "Noite do Sertão", intercaladas por apresentações de dança do grupo Namastê e dos artistas Ivaine e Marcelo. Às 20h, é a vez da “Quadrilha Fogo na Perna”, que promete colocar todo mundo para dançar. Quem fecha a noite é o grupo "Forró de Cabo a Rabo", cujo show começa às 21h.

 

A   série de festividades juninas termina  nos dias 25, domingo, e 30 de junho, sexta-feira. O primeiro evento é o “Arraial do Urucuia”, que acontece das 15h às 20h integrando a programação de aniversário do Centro Cultural Urucuia, com show da cantora, compositora e triangulista Marina Flor, às 17h. A apresentação é focada no repertório autoral da artista, que atua no cenário musical de BH há 20 anos, tendo como foco o forró pé de serra e outros ritmos brasileiros que dão forma às canções de seu primeiro EP, “Pé de Vento”, atualmente em desenvolvimento. O segundo evento é o “Arraial do Mercadinho”, promovido pela Academia da Cidade São Cristóvão, Centro de Referência da Segurança Alimentar e Nutricional e Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, a partir das 14h, no CRESAN Mercado da Lagoinha. A programação traz shows do grupo Sons da Lagoinha e da dupla Henrique Octávio e Eduardo, cujo trabalho resgata origens da música sertaneja e protagoniza a viola caipira.

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

 

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. Ao longo destes anos, o Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

 

No ano de 2022, o Circuito realizou 145 ações, com público estimado em 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e aproximadamente 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Serviço | Circuito Municipal De Cultura
Circuito Junino nos Centros Culturais

 

Arraiá Curturá do Vila Marçola
Quando. 3 de junho, sábado, das 14h às 22h
Onde. Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 - Marçola)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Arraiá do Centro Cultural Padre Eustáquio
Quando.
3 de junho, sábado, das 9h às 22h
Onde. Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550 - Padre Eustáquio)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Quinta no Raul - Arraial do Raul
Quando.
15 de junho, quinta-feira, às 20h
Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (R. Jauá, 80 - Alípio de Melo)
Quanto. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no site da Sympla.

 

Arraial do Centro Cultural São Bernardo: Café com Lorota Junino
Quando.
16 de junho, sexta-feira, a partir das 14h30
Onde. Centro Cultural São Bernardo (R. Edna Quintel, 320 - São Bernardo)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Festa Junina do Usina de Cultura
Quando.
23 de junho, sexta-feira, às 18h
Onde. Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 - Ipiranga)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Arraial do Centro Cultural São Geraldo
Quando.
24 de junho, sábado, a partir das 17h
Onde. Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Arraial do Centro Cultural Venda Nova
Quando.
24 de junho, sábado, das 13h às 19h
Onde. Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Aniversário de 15 anos do Centro Cultural Lindeia Regina
Quando.
24 de junho, sábado, das 14h30 às 22h
Onde. Centro Cultural Lindeia Regina (R. Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Arraial do Urucuia
Quando.
25 de junho, domingo, das 15h às 20h
Onde. Centro Cultural Urucuia (R. W-3, 500 - Pongelupe)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público

 

Arraial do Mercadinho
Quando.
30 de junho, sexta-feira, a partir das 14h
Onde. Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (R. Formiga, 140 - Lagoinha)
Quanto. Evento gratuito e aberto ao público