Pular para o conteúdo principal

Bernardina de Sena e Renata Sampaio, que realizam a preparação da receita lombo recheado e guarnições
Foto: Renca Produções/Divulgação

Circuito Municipal de Cultura lança episódios de “Histórias de Alimentar a Alma"

criado em - atualizado em

O Circuito Municipal de Cultura lança, nos dias 21 e 23, dois episódios especiais da série “Histórias de Alimentar a Alma”, como parte das atividades da 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte. Os episódios inéditos promovem o encontro de novos talentos da gastronomia com referências da cultura alimentar da cidade ligadas à cultura familiar e à pesquisa das marcantes influências afro-brasileiras. 

Além disso, todos os episódios da primeira e da segunda temporadas do “Histórias de Alimentar a Alma” foram reeditados para o evento. O Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).  

A 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e a programação acontece ao longo de todo o mês de outubro, para celebrar a nossa gastronomia, tradição, cultura e criatividade. 

No dia 21, data da estreia do primeiro episódio especial, será exibido o encontro do cozinheiro Zito Cavalcante com Kelma Zenaide, mestre da cultura alimentar de Belo Horizonte. No cardápio, um prato com maçã de peito defumada, banana da terra e canastra curado, chamado Kipadu, e muita conversa sobre gastronomia.  O episódio vai ao ar às 19h, no Youtube da Fundação Municipal de Cultura, no site e nas redes sociais do Circuito. 

No segundo episódio especial, que será lançado no dia 23, às 19h, as convidadas são Bernardina de Sena e Renata Sampaio, que realizam a preparação da receita lombo recheado e guarnições. 

Sobre o Histórias de Alimentar a Alma

Em 2020, o Circuito realizou a primeira edição do ‘Histórias de Alimentar a Alma” e convidou 10 mestras e mestres da cozinha das diversas regionais de BH para mostrarem as tradições locais e darem dicas sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, mostrando a diversidade de sabores que temos.  Na segunda edição, em 2021, ao longo de seis episódios, a série mostrou diversas histórias e receitas que estão diretamente ligadas à culinária dos festejos populares e tradicionais. Somam-se a esses, agora, os dois episódios especiais. 

Os episódios foram reeditados para a 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte e podem ser assistidos no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. 

1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte 

A Belotur realiza a 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte, com programação extensa ao longo de todo o mês de outubro. O período foi escolhido por conta de duas datas importantes: o Dia Mundial da Alimentação, comemorado globalmente em 16 de outubro, e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, em 30 de outubro. 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 329 apresentações, alcançando um público de mais de 635 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 1.748 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.