Pular para o conteúdo principal

Circuito Municipal de Cultura inicia o mês de julho com arraiás em Centros Culturais
Foto: Verônica Manevy

Circuito Municipal de Cultura inicia julho com arraiás em Centros Culturais

criado em - atualizado em

Dando continuidade aos arraiás promovidos pelo Circuito Municipal de Cultura, mais duas festas vão animar os Centros Culturais Municipais nos próximos dias, iniciando as festividades de julho. As celebrações deste período do ano reforçam a tradição mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte de incentivar e apoiar o caráter popular das homenagens a São João na capital mineira. As atividades nos Centros Culturais são gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais dos Centros Culturais e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

 

Neste sábado (8), a partir das 16h, acontece o Arraiá do Centro Cultural Bairro das Indústrias, uma festa repleta de comidas típicas, brincadeiras e sorteios realizada pelo Centro Cultural, parceiros e comunidade local.A grande atração da noite é a Quadrilha Forró de Minas, que há 24 anos se dedica a consolidar a tradição junina como fator de desenvolvimento econômico e sociocultural para os jovens carentes da região do bairro Jardim América.

 

Além do arrasta-pé principal, haverá apresentações das Quadrilhas Infantil e Grupo Alegria de Viver. O show de encerramento fica por conta do projeto “Noite no Sertão”, que reúne sanfoneiros, cantores, violeiros e outros músicos que celebram a música caipira, como o violeiro Geraldo Magela Pereira, o Jacarandá, ação realizada em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.

 

Na semana seguinte, é a vez do 10º Arraiá Pela Paz, organizado no sábado (15), no Centro Cultural Jardim Guanabara, com participação da comunidade local no processo de construção da festa e direito a barraquinhas e muita diversão. O arraial começa às 17h e terá apresentação especial da Quadrilha Fogo na Perna, que neste ano preparou uma homenagem ao famoso filme “Lisbela e o Prisioneiro”, a partir de uma ambientação interiorana caracterizada pela história de amor entre um malandro aventureiro e uma mocinha sonhadora.

 

Uma das características da Quadrilha Fogo na Perna é mesclar os passos típicos juninos com coreografias modernas. Por isso, o show é dividido em duas partes. Na primeira, o enredo é apresentado ao público, com as tradicionais presenças do padre, do casal de noivos e dos amigos caipiras. Depois, o grupo promove uma grande aula para ensinar alguns dos principais passos de dança ao público.

 

 

Serviço

Arraiá Centro Cultural Bairro das Indústrias | Quadrilha Forró de Minas

Onde. Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, nº 289, bairro Indústrias I - Barreiro)

Quando. Sábado (8), de 16h às 21h

Classificação. Livre

Entrada. Gratuita

 

 

Programação completa:

16h10 - Quadrilha Infantil

17h - Quadrilha Grupo Alegria de Viver

18h - Quadrilha Forró de Minas

19h30 - Show de Geraldo Magela (Jacarandá) e Noite no Sertão

 

Arraiá Centro Cultural Jardim Guanabara | Quadrilha Fogo na Perna

Onde. Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, nº 277, bairro Jardim Guanabara)

Quando. Sábado (15), de 17h às 20h

Classificação. Livre

Entrada. Gratuita