Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre a primeira edição da Batalha de Danças Urbanas
Foto: Arte PBH

Circuito Municipal de Cultura abre inscrições para Batalha de Danças Urbanas

23/12/2020 | 17:15 | atualizado em 23/12/2020 | 18:31

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição da Batalha de Danças Urbanas do Circuito Municipal de Cultura  que será realizada de forma virtual, pelas redes sociais. Para participar, os interessados devem publicar vídeos dançando nas redes sociais (Instagram e Facebook) e, na sequência, preencher o formulário, disponível no site do Circuito Municipal de Cultura. O prazo de candidatura é até 3 de janeiro de 2021 e a seleção acontecerá durante o mesmo mês, coroando o vencedor. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

 

Os interessados em participar do evento devem publicar em suas páginas pessoais no Instagram e Facebook um vídeo dançando, com duração de até 60 segundos, marcando a página do Circuito (@circuitomunicipaldecultura) e a hashtag #dançasurbanasnocircuitobh. Além disso, devem preencher o formulário em que atestam serem maiores de 18 anos e moradores de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. No ato da inscrição, que pede apenas RG e assinatura digital, os participantes serão informados sobre os dias de gravação das próximas etapas da batalha, caso sejam selecionados. A ação foi criada em conjunto com o Centro de Referência da Dança (CRDançaBH), iniciativa da Fundação Municipal de Cultura voltada ao apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança de Belo Horizonte.

 

 

Seleção

A seleção da Batalha de Danças Urbanas do Circuito Municipal de Cultura acontece em três etapas. Na primeira, um júri formado por membros do Circuito e do CRDançaBH selecionará oito semifinalistas entre os inscritos. Os selecionados serão convidados a gravar vídeos dançando no Teatro Marília, com imagens captadas e editadas pelo Circuito, que fornecerá técnicos, equipamentos e equipe audiovisual profissional. Toda a equipe envolvida na gravação seguirá os protocolos sanitários vigentes na cidade durante as filmagens, a fim de garantir a prevenção ao contágio da Covid-19. Os vídeos dessas apresentações serão publicados no YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

 

A partir daí, serão duas eliminatórias, ambas decididas por voto popular: ganha quem tiver o maior número de curtidas no vídeo do YouTube ao final do prazo de votação. Na semifinal, entre os oito participantes, serão selecionados como finalistas os quatro vídeos mais votados. Depois, entre os quatro, será escolhido um grande vencedor, aquele que tiver mais curtidas entre todos, que levará um troféu da Batalha de Danças Urbanas. 

 

O vencedor, os três finalistas e os quatro semifinalistas receberão um prêmio em dinheiro como forma de incentivo à produção cultural, fortemente impactada em razão do necessário distanciamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. Os resultados serão publicados no site do Circuito Municipal de Cultura e nos stories do Instagram e Facebook.

 

 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi lançado em dezembro de 2019, junto às comemorações do aniversário de Belo Horizonte. Desde então, movimentou a programação da cidade com apresentações como a de Jorge Ben Jor, na Praça da Estação, e Rincon Sapiência e Tamara Franklin, no Viaduto Santa Tereza, ambos na Zona Cultural Praça da Estação. Foram planejadas mais de 150 atrações artísticas e formativas, locais, estaduais e nacionais, durante 12 meses, contemplando diversas linguagens e o público de diferentes faixas etárias. Com a pandemia da Covid 19, o projeto realizou o “Circuito em Casa”, com o intuito de dar vazão à programação que já estava prevista para acontecer durante o ano e fortalecer os esforços da Prefeitura de manter o distanciamento social, bem como de apoiar a cena artística de Belo Horizonte durante o isolamento.