6 August 2021 -
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), abriram cadastro de propostas artísticas e culturais que poderão compor a programação da segunda etapa do Circuito Municipal de Cultura, que foi iniciada em julho e segue até junho de 2022.
Com o olhar atento para a identidade e para a diversidade da cadeia produtiva de Belo Horizonte e buscando vias democráticas de seleção, o Circuito Municipal de Cultura selecionará o mínimo de 70 atrações, para serem realizadas nos formatos presenciais, virtuais ou híbridas (aquelas realizadas no formato presencial, com público reduzido e transmissão pelas redes) durante o ano de 2021. Os cachês podem chegar a R$3 mil e as propostas de artistas de Belo Horizonte terão prioridade na seleção.
As inscrições podem ser feitas por artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana e poderão ser enviadas a partir de segunda-feira, dia 9, até as 23h59 do dia 12 de setembro, por meio do formulário on-line disponível no site circuitomunicipaldecultura.com.br.
De acordo com Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, a abertura do cadastramento reitera o compromisso do Circuito Municipal de Cultura com o fomento e valorização da produção artística de Belo Horizonte.
“O Circuito já realizou 329 apresentações, alcançando um público de mais de 635 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 1.748 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. Nesta segunda etapa, a intenção é seguir oferecendo uma programação cultural ampla, com protagonismos plurais, colaborando fortemente com a retomada das ações do setor cultural", ressalta.
A programação já prevê o retorno gradual das ações presenciais, com as devidas medidas de segurança e distanciamento. Deste modo, podem ser cadastradas atrações virtuais, presenciais e propostas híbridas. Todas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público.
As atrações serão selecionadas a partir de critérios como: descentralização das atrações, de modo a atender às nove regionais da cidade, diversidade de linguagens artísticas, abrangência de público, qualidade artística, representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam, originalidade e a viabilidade da proposta dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura.
Circuito nas redes
YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc
Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura
Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh
Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br