Pular para o conteúdo principal

Dona Elisa, participante do projeto Almanaque do Samba
Foto: Alexandre Rezende

Circuito em Casa completa um mês de atividades culturais on-line

22/06/2020 | 13:47 | atualizado em 22/06/2020 | 13:48

O Circuito Municipal de Cultura, que já tinha atividades previstas ao longo do ano em Belo Horizonte, migrou para o universo virtual desde 23 de maio. Teatro, música, dança, literatura e artes visuais são algumas das linguagens artísticas que compõem agora o Circuito em Casa, adaptação do projeto para o contexto da pandemia da Covid-19, que completa um mês de atividades na semana de 23 a 29 de junho. O Circuito é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). Com atrações para todas as idades, a iniciativa é mais uma opção para o acesso à cultura por quem está em casa durante o necessário período de distanciamento social.


Na terça-feira, dia 23, às 19h, em continuidade ao projeto Terça da Dança, da Fundação Municipal de Cultura, o Circuito em Casa traz o primeiro episódio do documentário “Danças Negras: um olhar possível para a dança que se faz no Brasil". Na tela, Evandro Passos e Rui Moreira, dançarinos e pesquisadores com 40 anos de carreira artística, narram através de suas trajetórias alguns dos caminhos possíveis para a leitura das danças inspiradas nas matrizes africanas. O vídeo será comentado, ao vivo, por Evandro Passos. O documentário ficará disponível nas redes do Circuito após a exibição.

 

O samba de Belo Horizonte toma conta da programação na quarta-feira, dia 24, com a homenagem a um sambista de referência da nossa cidade. Ao meio-dia, acontece a exibição do documentário “Mestre Conga – O Inconfidente do Samba”, produção que resgata memórias da vida, carreira e da relação do artista com o carnaval da cidade.

 

O premiado artista plástico e escritor Marcelo Xavier, vencedor de quatro prêmios Jabuti, é outro destaque da semana. Na quinta-feira, dia 25, ao meio-dia, ele promove uma palestra sobre os temas da educação e do ensino da arte. Marcelo é um entusiasta das novas tecnologias e abordará alguns dos maiores desafios da educação infantil atualmente, em período de distanciamento social. 


Já no sábado, dia 27, às 11h, o Circuito em Casa tem programação voltada às crianças. A live do show infantil “Uma aventura no Mundo do Tudo é Possível”, do artista brincante Edu Pio traz alguns dos temas da infância em ritmos da música brasileira, rock, reggae e pop. 

 

Encerrando essa etapa da programação, na segunda-feira, dia 29, ao meio-dia, o samba de Belo Horizonte volta à agenda do Circuito com convidados especiais. O projeto Almanaque do Samba traz uma sequência de vídeos produzidos por Alexandre Rezende e Luís Evo destacando grandes nomes do gênero na capital, como Fabinho do Terreiro, Dona Elisa e Ronaldo Leon.

 

A agenda completa da semana está disponível nesta página.


Últimas Notícias

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Prefeitura define diretrizes para contratação de leitos em hospitais privados

O processo de adesão será por meio de chamada pública para seleção simplificada, destinada a hospitais que preencham os critérios definidos.

02/07/2020 | 19:12
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Prefeitura garante serviços de limpeza durante a pandemia

Varrição, coleta de resíduos comuns e orgânicos, capina, lavação, combate a deposições clandestinas de lixo, são exemplos dessas atividades.

01/07/2020 | 16:49