Pular para o conteúdo principal

Circuito de Férias nos Centros Culturais traz programação para crianças
Ane Souza

Circuito de Férias nos Centros Culturais traz programação para crianças

criado em - atualizado em

Uma programação especial nos Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte neste mês de janeiro, com apresentações artísticas e oficinas voltadas para crianças e adolescentes, integra o Circuito Municipal de Cultura. São dezenas de atividades realizadas em oito espaços culturais da cidade, entre os dias 10 e 31 de janeiro. Totalmente gratuita, a programação do Circuito de Férias nos Centros Culturais inclui múltiplas linguagens, como teatro, dança, música e literatura. A agenda de atividades do Circuito em janeiro inclui, ainda, uma oficina feminina de rap no bairro Granja de Freitas, na Região Leste da capital.

Mais informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

A programação do Circuito de Férias começa na quarta-feira (10), às 15h, com a oficina “Garrafaria”, no Centro Cultural Jardim Guanabara. O projeto do artista e arte-educador Dimitri Torres é dedicado a ensinar técnicas de pintura em garrafas de vidro, e possibilita que os alunos levem para casa as obras criadas na oficina. Durante o processo, além de trabalhar técnicas de pintura, Dimitri propõe uma reflexão sobre a importância do reaproveitamento de materiais para a preservação do planeta e o cuidado com as próximas gerações. Não é necessário fazer inscrição prévia.

No sábado (13), é a vez do teatro tomar conta dos palcos. No Centro Cultural Usina de Cultura, a partir das 10h, a Cia Lamparina apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “As Aventuras de Nala”. A peça narra a epopeia de Nala, uma menina que decide explorar o mundo em busca de seu barquinho de papel perdido em um rio. Acompanhada da bióloga Marina, a pequena aventureira enfrenta desafios e conhece seres mágicos que ensinam valores sobre a filosofia Ubuntu, a amizade, a liberdade e a preservação ambiental.

No fim da tarde, a partir das 16h, as artistas Janaína Morse e Maria Tereza Costa dão vida às palhaças Brisa e Tecla, respectivamente, no espetáculo “Show Avoar”, apresentado no Centro Cultural Vila Santa Rita. A peça mistura palhaçaria, improvisação e música e promete enredos inéditos a cada apresentação. Ao longo do espetáculo, entre piadas e histórias, as palhaças ensinam músicas autorais para as crianças, criando um espetáculo interativo e renovado pela participação do público. Os espetáculos são gratuitos e não é necessário retirar ingresso previamente.

Dando sequência às sessões de teatro, no sábado (20), o Centro Cultural Salgado Filho recebe a peça “O Grande Vale dos Dinossauros”, às 10h. O espetáculo é concebido pelo ator Lúcio Barbosa, natural de Itabira, e chama a atenção pelo cenário, incluindo chamativas réplicas de dinossauros levadas para o palco. Na história, dois amigos, sendo um deles curioso e o outro medroso, vivem uma aventura ao tentar encontrar dinossauros em uma região cercada de perigos.

Fechando as apresentações de artes cênicas, o aclamado espetáculo “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia, promete uma interação musical diferente com as crianças. Assistido por mais de 120 mil pessoas em 60 cidades, a montagem acontece no Centro Cultural Lindeia Regina, no sábado (27), às 14h. O espetáculo é definido como uma peça brincante, conduzida por músicos e palhaços, responsáveis por proporcionar brincadeiras com o público a partir de canções regionais do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas, propiciando que as crianças tenham contato com a rica cultura do interior mineiro.

Dança e literatura

Para além dos espetáculos, o Circuito de Férias nos Centros Culturais também realiza oficinas de dança e literatura. No sábado (20), às 14h, no Centro Cultural Urucuia, os arte-educadores Wesley Bento e Bárbara Almeida conduzem uma oficina de danças urbanas ao som de rap nacional. Para além dos passos que marcam um dos estilos de dança de rua mais famosos do mundo, os professores também vão contextualizar historicamente o hip hop, como forma de intensificar o aprendizado dos jovens. Para a oficina é necessário fazer inscrição por meio de formulário online neste link.

No sábado (27), a partir das 17h30, a atriz e diretora de teatro Rikelle Ribeiro apresenta o projeto de contação de histórias “Encontro de Saudades”, baseado em seu livro “Acabou”. A partir de perguntas como “quantas vezes ficamos felizes em encontrar alguém?” ou “quantas vezes já dizemos ‘tchau’ na vida?”, a proposta é que as crianças possam conversar, escutar e desenhar suas ideias sobre saudades, investigando um sentimento muitas vezes de difícil assimilação, mas que é compartilhado por todos, sem exceção.

Encerrando a programação de janeiro, a professora de dança Duna Dias vai instaurar um verdadeiro Carnaval fora de época no Centro Cultural Vila Fátima. Fechando o mês de janeiro, nos dias 30 e 31, terça e quarta-feira, sempre às 17h30, a artista irá ministrar a oficina “Brincar de frevar”, que vai ensinar de forma lúdica os passos básicos do frevo. Para participar, não é necessária inscrição prévia.

Granja de Freitas

Nos dias 18 e 19, quinta e sexta-feira, às 14h, acontece no Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Taquaril a “Oficina Feminina de Rap”. A atividade propõe a realização de quatro módulos introdutórios sobre os pilares do hip-hop. Cada aula tem duração de 2h e conta com uma oficineira: Priscila Tomas (“Hip-Hop e Gênero”), Scheilla Bacelar (“Danças Urbanas”), Lana Black (“Poesia, Rima e Diversidade”),DJ Pat Manoese (“DJ Risca”) e Lorena Santos (“Estética Urbana e Moda”). Voltada para jovens de 14 a 18 anos, a atividade dispõe de 20 vagas e aceita participantes de todos os gêneros. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo formulário online neste link.

Serviço | Circuito Municipal de Cultura

Circuito de Férias nos Centros Culturais

Quando. De 10 a 31 de janeiro

Onde. Oito centros culturais municipais de BH

Quanto. Programação gratuita. Algumas atividades exigem inscrição prévia.

“Oficina Feminina de Rap”- Oficina Feminina de Rap

Quando. Dias 18 e 18 de janeiro, quinta e sexta-feira, às 14h

Onde. Centro de Vivência Agroecológica (Cevae) Taquaril
(R. Estrela dos Freitas, s/n - Granja de Freitas)

Quanto. Gratuita. Inscrições prévias pelo formulário online neste link

PROGRAMAÇÃO | CIRCUITO DE FÉRIAS NOS CENTROS CULTURAIS

Quinta-feira (10)

“Garrafaria - Oficina artística de pintura em garrafas de vidro” - Dimitri Torres

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Jardim Guanabara (R. João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara)

Inscrições: Não é necessária inscrição prévia

Sábado (13)

Espetáculo “As Aventuras de Nala” - Cia Lamparina

Horário: 10h

Local: Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 - Ipiranga)

Acessibilidade: Libras

Show “Avoar” - Minha Companhia

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita)

Sábado (20)

Espetáculo “O Grande Vale dos Dinossauros” - Capa Égua Produções

Horário: 10h

Local: Centro Cultural Salgado Filho (R. Nova Ponte, 22 - Salgado Filho)

Acessibilidade: Libras
 

“Oficina de Danças Urbanas ao som de RAP nacional” - Wesley Bento e Bárbara Almeida
 

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500 - Pongelupe)

Inscrições: Formulário online neste link

Sábado (27)

Espetáculo “Na Roda - Um espetáculo brincante” - Maria Cutia

Horário: 14h
 

Local: Centro Cultural Lindeia Regina (R. Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina)

Acessibilidade: Libras

Projeto “Encontro de Saudades” - Rikelle Ribeiro

Horário: 15h

Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320, São Bernardo)

Terça (30) e quarta-feira (31)

“Brincar de frevar - Oficina de Introdução ao Frevo” - Duna Dias

Horário: 17h30

Local: Centro Cultural Vila Fátima (R. São Miguel Arcanjo, 215 - Nossa Senhora de Fátima)

Inscrições: Para participar, não é necessária inscrição prévia

Circuito Municipal de Cultura nas redes

Instagram | YouTube | Facebook