Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe festival internacional de cinema com drones neste fim de semana
Foto: Divulgação

Cine Santa Tereza recebe festival internacional de cinema com drones

criado em - atualizado em

Primeiro evento latino-americano dedicado a promover e discutir a cinematografia com drones, NO AR Drone Film Fest Brazil chega à sua 4ª edição com uma programação gratuita de três dias no Cine Santa Tereza. Mais de 50 curtas-metragens de 28 países serão exibidos entre esta sexta-feira (25) e sábado (26). O público poderá votar nos favoritos e conhecerá os vencedores aos Prêmios do Júri na Cerimônia de Premiação, marcada para este domingo (27). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação disponíveis no Portal da Prefeitura

O festival propõe apresentar uma variedade de linguagens audiovisuais possíveis com o uso de drones. Para isso, organiza as obras em 11 categorias, que abrangem desde performances artísticas filmadas, passando por selfies em vídeo, até experimentos conceituais e abstratos que podem ser encontrados em galerias de arte. 

De acordo com a organização do festival, a tecnologia do drone se diferencia ao permitir que a câmera se locomova com liberdade para criar imagens inéditas, dando origem a novas linguagens audiovisuais. Desse modo, o dispositivo, que além de câmera é um mini-robô, consegue se locomover por locais de difícil acesso, atravessando frestas, fotografando erupções vulcânicas, entre outras situações restritas até então a grandes produções, com um custo e operabilidade cada vez mais palatáveis aos criadores independentes. 

Os filmes têm entre 30 segundos e 12 minutos de duração, e pelo menos a metade do tempo de imagens capturadas com drone. Um dos destaques da programação é a obra de estreia da húngara Nina Kov como diretora. Coreógrafa vencedora do Oscar com o curta-metragem Sing (2016), ela é pioneira na criação de danças entre humanos e drones, e exibirá pela primeira vez na telona seu curta Ascension Bells (2021, 3’). 

Curadoria e organização 

O NO AR é fruto da colaboração de um time multidisciplinar de acadêmicos e profissionais conectados aos drones e ao audiovisual. 

O júri desta edição é presidido pela francesa Ada Ackerman, doutora pela Université Paris-Nanterre e pela Université de Montreal, que atua como pesquisadora do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), da França. Ada foi curadora da exposição L'Oeil Exatique (2019-2020), escreveu sobre as imagens de drone na pandemia, e é autora do livro A biblioteca infinita de Sergei Eisenstein (2019). A ela se junta Márcia Cruz, doutora em Ciência Política pela UFMG, professora de Jornalismo na Faculdade Promove, e coordenadora do núcleo de Diversidade no Jornal Estado de Minas. Márcia foi vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade e escreveu o livro Maria Mazarello – preto no branco, lutas e livros (2021). 

Também contribui como consultora artística a cineasta e pesquisadora mexicana Katia Morales Gaitán, doutoranda em Cinema pela Université de Montréal e pela Université Sorbonne Nouvelle - onde atualmente leciona. Ela tem experiência como coordenadora da Mostra FilminLatino 2015 e publicou o livro El estado de las audiencias del cine mexicano (2019). A curadoria fica a cargo do diretor-fundador, Paulo T G Pinto, que pesquisa e cria com drones no âmbito do mestrado em Cinema na UFJF, parcialmente realizado na Université de Montréal e na Université Sorbonne Nouvelle. Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG, Paulo escreveu sobre drones para o periódico Intermédialités.

Serviço

NO AR Drone Film Festival Brazil

Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza

De 25 e 27 de novembro de 2022

Horário: Sessões às 16h30 e 19h

ENTRADA GRATUITA - mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema.

Programação completa do cinema disponível em: www.pbh.gov.br/cinesantatereza

Informações para o público: (31) 3277-4699

Mais informações sobre o festival em: noar.ticotico.tv