18 March 2024 -
Após dez anos de pesquisa e produção no Brasil e em outros países para trazer à luz à biografia cinematográfica de um dos personagens mais enigmáticos da história política brasileira, estreia o documentário Morcego Negro (2023), dirigido por Chaim Litewski e Cleisson Vidal. O longa traz uma investigação meticulosa sobre a vida de Paulo César Cavalcante Farias, mais conhecido como PC Farias, figura central no cenário político brasileiro dos anos 1990. A exibição pela primeira vez na capital mineira acontece nesta sexta-feira (22), às 18h30, no Cine Santa Tereza. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
A sessão será comentada pelos próprios diretores, Chaim Litewski e Cleisson Vidal, além do jornalista e autor do livro “Morcegos Negros”, Lucas Figueiredo, e da roteirista e montadora, Lea van Steen, enriquecendo ainda mais a experiência para o público.
O documentário investigativo de longa-metragem teve a estreia no “Festival É Tudo Verdade” em 2023, recebendo Menção Honrosa. O filme é um mergulho profundo na política contemporânea brasileira, explorando as relações de poder e os meandros do cenário político da época. Ao longo de 125 minutos, o público será levado a refletir sobre os acontecimentos que culminaram no impeachment do ex-presidente Fernando Collor e como isso abalou a recém-restaurada democracia brasileira. Dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias foram entrevistadas, e documentos governamentais inéditos foram descobertos, proporcionando um olhar sem precedentes sobre a vida e influência dele.
Serviço | Exibição do filme “Morcego Negro”
Data: sexta-feira (22), às 18h30
Classificação: 14 anos
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Praça Duque de Caxias)