Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe a 20ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza recebe a 20ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação

criado em 06/12/2022 - atualizado em 06/12/2022 | 15:32

O Cine Santa Tereza recebe, na próxima semana, parte da programação da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, um dos maiores eventos do país dedicado a este gênero de produção audiovisual. As sessões acontecem de 15 a 18 de dezembro, quinta e sexta-feira, a partir das 18h, sábado e domingo, a partir das 17h. Serão exibidos cinco programas com curtas metragens nacionais, dois com produções mineiras, além de um programa com curtas eslovacos. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa dos curtas que serão exibidos no Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. Todas as sessões têm classificação indicativa de 16 anos.

 

Esta é a 20ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA. Realizada anualmente desde 2003, a Mostra cumpre a importante missão de incentivar seus realizadores e servir como uma referência para o público sobre a diversidade de técnicas e pluralidade de propostas, conceitos e enredos na linguagem da animação, principalmente aquelas fora do circuito comercial, exibindo longas e curtas-metragens de diversos cantos do mundo e levando a animação brasileira para ser exibida pelo Brasil e em outros países. Neste ano, além das sessões no Cine Santa Tereza, também acontecem exibições no Cine Humberto Mauro, Biblioteca Pública de Minas Gerais, Centro de Artes Suspensa Armatrux (CASA) e no Instituto Undió. Confira a programação completa do evento.

 

Um dos destaques da programação da MUMIA no Cine Santa Tereza é o programa de curtas eslovacos, que será exibido no dia 16, às 19h30. Este programa reúne um conjunto de curtas-metragens de sucesso realizados nos últimos anos por animadoras e animadores da Eslováquia – alguns já de reconhecida trajetória, outros jovens talentos em ascensão. Inéditas no Brasil, essas obras se utilizam de diferentes técnicas, estilos e gêneros narrativos, oferecendo ao público mineiro um panorama dessa filmografia.

 

As animações eslovacas têm viajado o mundo e marcado presença nos mais renomados festivais de cinema, como Cannes, Veneza, Annecy, Oberhausen ou Animafest, e figurando até mesmo entre as pré-selecionadas ao Student Academy Awards, o Oscar dedicado às obras realizadas por estudantes. O país também tem estabelecido cooperações com a República Checa, a Hungria, a Polônia, a Eslovênia, a França e a Bélgica, exercendo um papel especialmente relevante dentro da CEE Animation, órgão que congrega atividades regionais de promoção e desenvolvimento da animação e seus talentos em mais de 20 países da Europa Central e do Leste.

 

 

Serviço
Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA

Data: de 15 a 18 de dezembro, quinta e sexta, às 18h; sábado e domingo, às 17h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)
Entrada gratuita
Classificação indicativa das sessões: 16 anos