Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe 13ª edição da Mostra “Cinema e Direitos Humanos”
Divulgação/PBH

Cine Santa Tereza recebe 13ª edição da Mostra “Cinema e Direitos Humanos”

criado em - atualizado em

A 13a Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Belo Horizonte com uma programação especial que fomenta o debate sobre pautas sociais e culturais relevantes, a partir da exibição de filmes de todas as regiões do país. As sessões ocorrem no Cine Santa Tereza de 19 a 22 de março, sempre a partir das 18h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), a mostra traz como tema este ano: “Vencer o ódio, semear horizontes”. Com todas as regiões do país representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra apresentará 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

 

A Mostra começa na terça-feira, 19, com o documentário “Nas Asas da Pan Am” (2020), filme que marca os 70 anos de vida do cineasta Silvio Tendler, homenageado nesta edição da Mostra. No dia 20, o programa “Raízes” exibe “Travessia” (2017), dirigido por Safira Moreira, “Mãri Hi - A Árvore do Sonho” (2023), de Morzaniel Ɨramari, “A poeira dos pequenos segredos” (2012), dirigido por Bertrand Lira; “O que Pode um Corpo?” (2020), de Victor Di Marco e Márcio Picoli: e “Nossa Mãe Era Atriz” (2022), de André Novais Oliveira e Renato Novaes. A sessão comentada será comentada pelo cineasta André Novais Oliveira, com mediação do pesquisador André Brasil.

 

Já no dia 21, o programa “Sementes” apresenta uma sessão comentada dos curta-metragens “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021), de R. B. Lima, “Ribeirinhos do Asfalto” (2011), dirigido por Jorane Castro, além de documentários como “Me farei ouvir” (2022), de Bianca Novais e Flora Egécia, “Nossos Espíritos Seguem Chegando” (2021), de Kuaray Poty e Bruno Huyer; e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021),  11º episódio da série televisiva Libertárixs, dedicada a personagens negros pouco conhecidos da história do Brasil, dirigido por Renato Barbieri e Juliana Borges.

 

No dia 22, a sessão “Homenagem” apresenta mais um filme do cineasta Silvio Tendler: “A Bolsa ou a Vida” (2021), que aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade. A sessão de encerramento também será seguida por um bate-papo conduzido pela professora e coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência (PPGCOM/UFMG), Cláudia Mesquita.