Cine Santa Tereza: filme Symbiotic Earth discute obra da bióloga Lynn Margulis
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza: filme Symbiotic Earth discute obra da bióloga Lynn Margulis

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe na próxima terça-feira (24), às 19h, a exibição do filme “Symbiotic Earth” (Planeta Simbiótico), de John Feldman. O documentário, de 2018, é inspirado no livro homônimo da bióloga Lynn Margulis (1938 - 2011), que será lançado, em Belo Horizonte, pela editora Dantes, logo após a exibição. A sessão será comentada pelo pesquisador Gustavo Rodrigues Rocha. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site  www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte

O documentário “Symbiotic Earth”, do cineasta estadunidense John Feldman, faz um mergulho na vida e nas ideias de Lynn Margulis, uma cientista brilhante e radical, cujas teorias não-convencionais desafiaram a comunidade científica, predominantemente masculina. Através dos relatos daqueles que conviveram com ela e de um deslumbrante acervo de imagens, o filme examina as visões de mundo que acarretaram as mudanças climáticas e o capitalismo extremo. Assim, a obra propõe um novo olhar sobre a vida, levando em conta seu aspecto essencialmente simbiótico. Os estudos de Lynn provocaram mudanças estruturais na maneira que olhamos para nós mesmos, para a evolução e para o meio-ambiente.

Gustavo Rodrigues Rocha, que comentará a exibição do filme,  é professor adjunto no Departamento de Física da UEFS e professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/ UEFS, autor do livro “História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos”, trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX. Bacharel em Física (2003) e Mestre em História da Ciência (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, ele trabalha em um projeto sobre a vida e estudos de Fritjof Capra, físico teórico e escritor austríaco.

Lançamento do livro

Após a exibição do filme, a editora Dantes fará o lançamento do livro “Symbiotic Earth” (Planeta Simbiótico), de Lynn Margulis, em Belo Horizonte. Na obra, a autora faz um balanço dos resultados de seus estudos e desdobra as implicações da simbiose para além da célula, indo até os ecossistemas. Relativizando a influência da espécie humana sobre nosso planeta, Lynn nos lembra que ainda na pré-história, quando as bactérias primitivas começaram a liberar oxigênio na atmosfera terrestre, houve uma hecatombe maior do que qualquer guerra nuclear ou efeito estufa. No entanto, a vida continuou.

Lynn Margulis (1938 – 2011) foi autora da teoria da endossimbiose, que transformou o entendimento da evolução das células com núcleo. Lynn descreveu sua teoria no artigo “On the origin of mitosing cells” (Sobre a origem das células mitóticas), publicado no Journal of Theoretical Biology, em 1967, e, apesar de ter sofrido inúmeras críticas quando lançado, hoje é considerado um dos documentos mais importantes da biologia.

Serviço

Sessão Comentada e lançamento de livro
Symbiotic Earth (John Feldman, EUA/Espanha, 2018, 144 min, Legendado)
Classificação indicativa: livre
Sessão comentada pelo professor e pesquisador Gustavo Rodrigues Rocha, seguida de lançamento do livro “Symbiotic Earth” (Planeta Simbiótico, Lynn Margulis, editora Dantes).
Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias
Dia 24, terça-feira, às 19h
Sessão gratuita. retirada de ingressos em www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.