Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza exibe o premiado filme brasileiro “A Mãe”, de Cristiano Burlan
Foto: Reprodução/A mãe

Cine Santa Tereza exibe o premiado filme brasileiro “A Mãe”, de Cristiano Burlan

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza exibe nesta terça-feira (20), às 19h, o filme “A Mãe”, do diretor Cristiano Burlan. O longa, que tece uma crônica sobre o cotidiano na periferia paulista, foi vencedor de vários prêmios nacionais. A exibição tem entrada gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos. Os ingressos podem ser retirados no site ou na bilheteria do cinema, com 30 minutos de antecedência.

“A Mãe” segue a jornada de Maria (Marcélia Cartaxo), migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo (Dustin Farias), supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Premiado nos festivais de cinema de Vitória, Gramado e Málaga, em diversas categorias, dentre elas, Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Direção, o filme dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo diretor, com documentários e ficções que visam trazer humanidade para as populações periféricas. A produção é assinada pela Bela Filmes, e o longa tem coprodução da Filmes da Garoa e Cup Filmes.

Na busca para descobrir o paradeiro do filho, Maria, mãe solo que vive na periferia de São Paulo, enfrenta diversas adversidades e passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo e precisa enfrentar a burocracia opressora das grandes metrópoles para poder vê-lo uma última vez. Assim, “A Mãe” coloca o foco em outro elemento afetado pelo genocídio sistemático nas periferias brasileiras: como ficam as matriarcas que perdem seus filhos e filhas?

Sobre o diretor - Cristiano Burlan

Cristiano Burlan (Porto Alegre, Brasil, 1975) é diretor de cinema, teatro e professor. Realizou mais de 20 filmes, entre eles a Tetralogia em Preto e Branco, composta pelos filmes "Sinfonia de um Homem Só" (2012), "Amador" (2014), "Hamlet" (2014) e "Fome" (2015), premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seu documentário "Mataram Meu Irmão" (2013) foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade 2013 e, no mesmo ano, ganhou o prêmio do júri oficial e da crítica no 40º Festival Sesc de Melhores Filmes e o prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. 

"Antes do Fim" (2017) ganhou o prêmio especial do júri da APCA em 2018, ano em que também estreou "Elegia de um Crime" (2018), no Festival É Tudo Verdade. Os filmes "Construção", "Mataram meu irmão" e "Elegia de um crime" compõem a Trilogia do Luto, em que aborda a trágica história de sua família.

Serviço

Exibição do filme A Mãe (Cristiano Burlan | Brasil | 2022 | Drama | 90 min)

Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)

Dia 20 de dezembro, terça-feira, às 19h

Entrada gratuita: retirada de ingressos no site ou na bilheteria do cinema

Classificação indicativa: 14 anos.