Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza apresenta obras pioneiras e raridades do cinema piauiense
Ricardo Laf

Cine Santa Tereza apresenta obras pioneiras e raridades do cinema piauiense

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe neste sábado (13) e domingo (14) a Mostra Cinema Marginal Piauiense, dedicada a um ciclo de filmes que marcou a história cultural do país. A programação, uma realização da Cinelimite, reúne produções em Super-8 realizadas nos anos 1970 por artistas, cineastas e agitadores culturais de Teresina, que transformaram a margem em potência criativa. Entre os destaques estão as primeiras experiências de Torquato Neto e sua trupe, além de obras raras recentemente restauradas que revelam a força estética e política desse movimento.

As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, a partir de 30 minutos antes do início dos filmes. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

No sábado, às 19h, a sessão de abertura será dedicada às primeiras obras já realizadas no Piauí. Antes da chegada desse grupo de cineastas, filmar em Teresina era apenas um sonho distante. A popularização das câmeras Super-8 representou uma revolução, tornando o processo mais acessível e democrático. A sessão apresenta títulos inaugurais, como “O Terror da Vermelha” (1972), de Torquato Neto, que simboliza a semente do cinema piauiense, além de animações e curtas que retratam o início de uma produção coletiva e experimental.

No domingo haverá mais duas sessões. Às 16h30, serão destacadas as influências de Torquato Neto no período em que viveu no Rio de Janeiro. Nesse momento, o jovem tropicalista atuou no pioneiro “Helô e Dirce” (1971), de Luiz Otávio Pimentel, considerado um marco do cinema queer brasileiro. Experiências como essa, somadas ao diálogo com cineastas como Ivan Cardoso, foram levadas de volta a Teresina por Torquato, que compartilhou com seus pares uma energia criativa marcada pelo experimentalismo underground e pela desconstrução do cinema de gênero. A sessão reúne cópias resgatadas e obras que evidenciam como a trupe piauiense levou sua prática coletiva para além das fronteiras do Estado.

Às 19h, a sessão ilumina sub-histórias do cinema marginal no Piauí e apresenta os novos caminhos que esse movimento começava a trilhar. A programação inclui documentários radicais e produções realizadas por piauienses em outras regiões do Brasil, ampliando o alcance do ciclo e reafirmando sua relevância como parte do cinema de invenção brasileiro.

Serviço
Mostra Cinema Marginal Piauiense

Data: sábado (13) e domingo (14)
Ingressos gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Programação completa - Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (13), às 19h 
- Carcará, Pega, Mata e Come (Arnaldo Albuquerque | Brasil | 1977 | Animação | 3min)
- O Terror da Vermelha (Torquato Neto | Brasil | 1972 | Experimental | 34 min)
- Um Sonho Americano (Arnaldo Albuquerque | Brasil | 1973 | Experimental | 5 min)
- Coração Materno (Arnaldo Albuquerque | Brasil | 1974 | Experimental | 15 min)
- Miss Dora (Edmar Oliveira | Brasil | 1974 | Experimental | 18 min)
- David Aguiar (Durvalino Couto | Brasil | 1975 | Experimental | 17 min)

Domingo (14), às 16h30
- Mergulho (Arnaldo Albuquerque | Brasil | 1980 | Animação | 3min)
- Helô e Dirce (Luiz Otávio Pimentel | Brasil | 1971 | Experimental | 19 min.
- Porenquanto (Carlos Galvão | Brasil | 1973-1974 | Experimental | 15 min)
- Vermelho (Carlos Galvão | Brasil | 1974 | Experimental | 3 min)
- Marginália (Nelson Nunes | Brasil | 1974 | Experimental | 14 min)
- Tupy Nikim (Xico Pereira | Brasil | 1974 | Experimental | 17min)

Domingo (14), às 19h
- Vã-pirações (Arnaldo Albuquerque | Brasil | 1980 | Experimental | 3 min)
- O guru das sexy cidades (Antônio Noronha | Brasil | 1973| Experimental | 10 min)
- Cabeça de cuia (Lindemberg Pirajá | Brasil | 1979 | Experimental | 13 min)
- Festa Junina no hospital Areolino de Abreu (Edmar Oliveira | Brasil |1973 | Experimental | 13 min)
- Aterro (Dogno Içaino | Brasil | 1979 | Experimental | 9 min)
- Tio João (Antônio Noronha | Brasil | 1978 | Experimental | 9 min)