Pular para o conteúdo principal

Oito integrantes do seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek), iniciado em 1966.
Divulgação

Cine Santa Tereza apresenta a mostra completa de Star Trek

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza, a mostra “Star Trek: uma jornada humanista” com exibição de todos os longas metragens da série Jornada nas Estrelas, uma das mais icônicas e longevas franquias da cultura pop. São ao todo 13 filmes, alguns dirigidos por seus protagonistas clássicos como Leonard Nimoy (1931 - 2015) – o  Spock – e William Shatner – o capitão Kirk, até os reboots mais recentes produzidos por J.J. Abrams.

 

Nascida como série de TV em 1966, pelas mãos do roteirista Gene Roddenberry (1921 – 1991), Star Trek se tornaria um fenômeno global com sua temática humanista, multi-racial e anti-belicista. Entre os seus inúmeros marcos está o primeiro beijo inter-racial na TV americana, protagonizado pelos personagens do Capitão Kirk (branco) e a Tenente Uhura (negra), que era interpretada pela atriz Nichelle Nichols. Nichelle conta que na época iria abandonar a série, mas foi convencida da importância e representatividade de sua permanência para a comunidade afro-descendente mundial por ninguém menos que Martin Luther King, fã confesso da franquia.  A partir de 1978, Star Trek chegou também aos cinemas com Jornada nas Estrelas.

 

Segundo César Gilcevi, curador da mostra, Star Trek se mantém relevante há mais de cinquenta anos devido não somente aos bons roteiros, tanto dos seriados quanto dos filmes, mas principalmente porque extrapola o universo sci-fi nerd e cinematográfico. “A série se tornou uma espécie de manifesto utópico em prol de uma humanidade futura livre das intolerâncias, fundamentalismos e das guerras e por pregar a alteridade, o conhecimento do outro. Em plena guerra fria a tripulação da Enterprise era formada por norte-americanos, russos, negros, asiáticos e diversas raças alienígenas convivendo pacificamente. A nova fornada trekker inclusive tem causado incômodo em conservadores por dar papel de destaque às mulheres e à comunidade LGBT”, completa.

 

Programação Mostra Star Trek  - Uma jornada humanista

DIA 3 DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA

17H - Jornada nas Estrelas (EUA | J.J. Abrams l 2009 l 128 min)

James Tiberious Kirk  é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estelar. Uma vez lá conhece Spock, um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 4 DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA

17H - Além da Escuridão: Star Trek (EUA | J.J. Abrams l 2013 l 132 min)

Os tripulantes da Enterprise descobrem uma força terrorista dentro da sua própria organização. O capitão Kirk desafia as regras da Frota Estelar e lidera uma missão para capturar uma arma de destruição em massa.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 5 DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA

17H - Jornada nas Estrelas, Beyond (EUA| Justin Lin l 2016 l 122 min)

Em uma missão de resgate, a nave USS Enterprise é atacada por Krall, um chefe militar que jurou vingança contra a Federação. Após uma aterrissagem forçada, a tripulação precisa deter uma raça alienígena hostil e o início de uma guerra galáctica.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 6 DE JANEIRO, SÁBADO

19H - Jornada nas Estrelas: o Filme (EUA l Robert Wise I 1979 I 131 min)

Uma gigantesca e poderosa entidade alienígena entra no espaço da Federação, destruindo três cruzadores Klingons e neutralizando tudo em seu caminho. Enquanto ruma para a Terra, O Almirante James Krik assume o comando da nova USS Enterprise e estabelece o curso para interceptar o descomunal agressor.

Classificação indicativa: Livre

 

DIA 7 DE JANEIRO, DOMINGO

17H - Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (EUA| Nicholas Meyer l 1982 l 112 min)

Sentido que o futuro em nada se parece com o passado que vivemos, o Almirante James T. Kirk começa a acreditar que cavalgar pelo cosmos é um jogo para os jovens. Até que numa viagem de rotina para inspecionar a U.S.S. Enterprise, a carreira de Kirk na Frota Estelar entra em um novo capítulo quando surge um antigo inimigo, Khan Noonien Singh, um conquistador do século 20 genéticamente alterado.

Classificação indicativa: 12 anos

 

19H - Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (EUA| Leonard Nimoy l 1984 l 105 min)

Ainda sob o pesar do sacrifício final de Spock, a tripulação da U.S.S. Enterprise volta para a Terra do recém-nascido planeta Genesis. Mas nada vai ser fácil: Scott foi destacado para um outro posto; o Dr. McCoy parece estar vivendo um surto psicótico, e a Enterprise A será desativada. Quando Kirk recebe a visita de Sarek, pai de Spock, descobre que o falecido amigo pode ter a chance de ter uma segunda vida. E para isso, deve retornar a Genesis, onde enfrentará o maior dilema de sua carreira.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 9 DE JANEIRO, TERÇA-FEIRA

17H - Jornada nas Estrelas lV, A Volta pra Casa (EUA| Leonard Nimoy | 1986 l 118 min)

Marcados como fugitivos pela própria Federação que juraram proteger, os tripulantes da Enterprise volta para a Terra para enfrentar a corte marcial por crimes cometidos ao salvar a vida de Spock. Em seu caminho, contudo, descobrem que o planeta está sendo devastado por uma gigantesca sonda alienígena, que exige uma resposta de uma forma de vida há muito extinta da Terra. Dentro da nave klingon capturada, Kirk e sua tripulação devem voltar no tempo para salvar a Terra e redescobrir o sentido da amizade.

Classificação indicativa: 12 anos

 

19H30 - Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira (EUA| William Shatner | 1989 l 106 min)

Um vulcano renegado planeja secretamente roubar a U.S.S. Enterprise sob o pretexto de encontrar um lendário planeta. Kirk deve tentar impedir os planos desse renegado numa aventura que os levará até o centro do Universo e, talvez, encontrar Deus. Com a Enterprise controlada pelo vulcano, o capitão deverá fazer uma estranha aliança para salvar a Galáxia.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 10 DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA

17H - Jornada nas Estrelas VI, A Terra Desconhecida (Nicholas Meyer | EUA l 1991 l 110 min)

Após um devastador cataclisma lunar, o Império Klingon está totalmente fragilizado a ponto de iniciar negociações com a Federação para firmar um acordo de paz. Ironicamente, o emissário para a missão de paz é o capitão James T. Kirk que não nutre nenhum sentimento a favor de seus antigos inimigos. Mas o envolvimento da tripulação da Enterprise no brutal assassinato do diplomata klingon, pode detonar uma Guerra numa escala galactica.

Classificação indicativa: 12 anos

 

19H30 - Jornadas nas Estrelas VII, Generations (EUA| David Carson  l 1994 l 118 min)

A tripulação da Enterprise-D liderada pelo capitão Jean-Luc Picard defronta-se com um diabólico plano de um alucinado cientista, que planeja destruir um planeta explodindo o sol, para liberar uma faixa de energia que permitirá a ele alcançar uma dimensão conhecia como Nexus. 

No explosivo confronto, Picard surge na dimensão Nexus onde encontra-se face a face com o Capitão James T. Kirk, que está aprisionado no lugar há décadas. Enfrentando esse poderoso inimigo, Picard e Kirk devem unir suas forças para impedir os eventos que poderão causar o genocídio de um planeta inteiro.

Classificação indicativa: Livre

 

DIA, 12 DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA

17H - Jornada nas Estrelas VIII - Primeiro Contato (EUA| Jonathan Frakes | 1996 l110 min)

O capitão Jean-Luc Picard e a tripulação da nova USS Enterprise-E entram numa corrida contra o destino para impedir que os Borgs voltem no tempo e impeçam Zephram Cochrane de realizar o primeiro vôo em dobra espacial. Dessa forma, esses inimigos cibernéticos conseguiriam impedir a Terra de alcançar as estrelas e assim, o surgimento da Federação Unida de Planetas. O tempo está correndo contra Picard e sua intrépida tripulação. 

Classificação indicativa: 12 anos

 

19H30 - Jornada nas Estrelas IX, Insurreição (EUA| Jonathan Frakes | 1998 l 103 min)

Enquanto observava secretamente os pacíficos Ba’ku, Data apresenta um comportamento violento, obrigando a Frota Estelar a enviar o capitão Picard e sua tripulação para descobrir o motivo de seu mau-funcionamento. Entretanto, Picard descobre um plano assustador para eliminar aquela sociedade pacífica, fazendo ir contra a própria Federação.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 13 DE JANEIRO, SÁBADO

19H - Jornada nas Estrelas: Nêmesis (EUA | Stuart Baird | 2002 l 116 min)

A tripulação da U.S.S. Enterprise-E enfrenta o Shinzon, o clone de Picard que controla o planeta Remus. Mas Shinzon está morrendo e precisa retirar um material genético do capitão da Frota para conseguir sobreviver. Uma batalha para controlar está em andamento. Muitos poderão perecer no conflito. Mas o espírito dos homens e mulheres da nave estela Entreprise viverão para sempre.

Classificação indicativa: 12 anos

 

DIA 14 DE JANEIRO, DOMINGO

17H - Jornada nas Estrelas: O Filme (EUA l Robert Wise | 1979 I 131 min)

Uma gigantesca e poderosa entidade alienígena entra no espaço da Federação, destruindo três cruzadores Klingons e neutralizando tudo em seu caminho. Enquanto ruma para a Terra, O Almirante James T.Krik assume o comando da nova USS Enterprise e estabelece o curso para interceptar o descomunal agressor.

Classificação indicativa: Livre

 

DIA 14 DE JANEIRO, DOMINGO

19H - Jornada nas Estrelas (EUA | J.J. Abrams | 2009 l 128 min)

James Tiberious Kirk  é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estelar. Uma vez lá conhece Spock, um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos. Assim, Spock, o cerebral, e Kirk, o passional, viverão uma grande aventura ao lado de outros tradicionais integrantes da tripulação da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial da época.

Classificação indicativa: 12 anos

 

 

Mostra Star Trek - Uma Jornada Humanista

De 3 a 14 de janeiro

MIS Cine Santa Tereza

Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4699