Pular para o conteúdo principal

Cine Diversidade promove sessão comentada no Cine Santa Tereza
Foto: Divulgação

Cine Diversidade promove sessão comentada no Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

Nesta terça-feira (18), a partir das 19h, o Cine Santa Tereza recebe o projeto “Cine Diversidade”, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). Neste mês, o tema abordado na sessão será “Atuação psicológica e vivências não-bináries”. Serão exibidos dois curtas-metragens brasileiros, seguidos de um debate com a presença de Tuty Veloso, integrante do Coletivo Não-Binárie de Minas Gerais; Eli Nunes, artista; e com a mediação de Gab Lamounier (CRP-MG). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

A sessão exibe os filmes “Bonde” (2019), de Asaph Lucas, que conta a história de três jovens negros da favela de Heliópolis que buscam refúgio na vida noturna LGBTQIAPN+ da cidade de São Paulo, e “Perifericu” (2019), dirigido por Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, que mostra os sonhos e incertezas da juventude das protagonistas Luz e Denise em meio às adversidades de ser da comunidade LGBTQIAPN+ na capital paulista. O filme “Bonde” foi eleito o Melhor Curta-Metragem Brasileiro pelo júri do 270 Festival MixBrasil e recebeu 2 prêmios no Festival Curta Kinoforum; já “Perifericu” conquistou o Prêmio Canal Brasil de Curtas na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

O projeto é promovido pelo CRP-MG com a parceria da Diretoria de Promoção das Artes e da Diretoria de Políticas para a População LGBTQIAPN+, além do apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte. 

Serviço

Cine Diversidade | Sessão Comentada
Data: 18 de julho de 2023, às 19h
Bonde (Asaph Lucas | Brasil | 2019 | Ficção | 18’)
Perifericu (Nay Mendl / Rosa Caldeira / Stheffany Fernanda / Vita Pereira | Brasil | 2019 | Ficção | 20’) 
Classificação indicativa da sessão: 12 anos
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão
Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias