Pular para o conteúdo principal

Foto do pátio do Cersam-AD Nordeste, durante o dia.
Foto: Mara Damasceno/PBH

Cersam-AD Nordeste amplia atendimento para familiares de usuários de drogas

criado em - atualizado em

A cada quinze dias, o Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas - Cersam-AD Nordeste abre as portas para acolher e orientar familiares e amigos dos pacientes que fazem tratamento para o uso abusivo de álcool e outras drogas. A gerente da unidade, Maria da Conceição Santos, destaca a importância deste apoio. “Faz parte do nosso trabalho o apoio aos familiares e amigos das pessoas acompanhadas pelo Cersam-AD Nordeste e esse suporte é muito importante para que eles se fortaleçam e saibam lidar com as situações de vulnerabilidade vivenciadas”, afirma.

 

O Cersam-AD Nordeste é uma unidade que oferece tratamento específico para redução de danos ocasionados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. O trabalho tem como foco a estabilização do quadro clínico dos usuários, a reconstrução da vida pessoal e a reinserção social. O acolhimento dos familiares e amigos também integra o tratamento.

 

Os encontros são abertos também para as pessoas da comunidade que convivem com os usuários atendidos no serviço. Coordenado pela psicóloga Ana Regina de Oliveira, as reuniões são importantes momentos de escuta, de desabafo e troca de experiências. A interação entre eles ocorre gradativamente.

 

Paula* participa dos encontros há cerca de dois meses e para ela as reuniões são um amparo. “Tenho três filhos que são atendidos aqui e esses encontros com as famílias são muito importantes, aqui eu me sinto acolhida, ninguém julga e ninguém me olha diferente. Recebo um carinho enorme de todos os profissionais”, disse Paula.

 

Assim como Paula*, Marta* também enfrenta problemas com o seu filho. “O meu vizinho já fez tratamento aqui no Cersam-AD Nordeste e hoje está há três anos sem fazer uso de drogas. Foi ele que trouxe meu filho para esta unidade e, graças a Deus e ao empenho dos profissionais que trabalham aqui, meu filho quis ficar e está sendo muito bem acompanhado. Esse suporte que a Prefeitura tem nos dado é muito valioso e tem me ajudado a superar muitas situações difíceis”, enfatizou Marta* .

 

 

Acolhimento

Localizado na região Nordeste de Belo Horizonte (rua Joaquim Gouvea, 600, São Paulo), o Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas Nordeste funciona 24h, todos os dias da semana, acolhendo as demandas da região Nordeste e Norte.

 

Além da unidade localizada na regional Nordeste, Belo Horizonte conta com mais quatro  Cersam-ADs instalados nas regionais Pampulha (rua Ligúria, 70, Bandeirantes), Barreiro (rua Monte Alto, 211, Cardoso), Centro Sul (alameda Ezequiel Dias, 365, Santa Efigênia) e Noroeste/Pampulha (avenida João XXIII, 1.253, bairro São José), sendo este último aberto em setembro, ampliando serviços da Rede de Atenção Psicossocial da capital.

 

Essas unidades oferecem atendimentos direcionados a cada caso, acompanhamento psicoterápico e de orientação, atendimento individual ao usuário, ao familiar e em grupos, oficinas terapêuticas, ações interdisciplinares, com a presença constante de equipe multiprofissional, oficinas e atividades de cultura e lazer.

 

*Nome fictício