Pular para o conteúdo principal

Cerca de 30% dos aposentados da PBH devem se recadastrar o até o fim de julho
Foto: PBH/ Divulgação

Cerca de 30% dos aposentados da PBH devem se recadastrar até o fim de julho

criado em - atualizado em

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para o recadastramento de aposentados e pensionistas que fazem aniversário neste mês e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte. Dos 1.615 nascidos no mês, 490 (30,34%) ainda não fizeram o procedimento. Caso perca o prazo, o salário desses beneficiários será suspenso e só será retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.

 

Para realizar o processo, o aposentado deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

 

Documentação Necessária

 

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

 

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

 

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 

III – Certidão de casamento, se houver;

 

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

 

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

 

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

 

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

 

Acamados e outros casos excepcionais:

 

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

 

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

 

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

 

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Cronograma

 

O recadastramento é realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

 

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.

 

Prova de vida em 2022

 

Em relação à Prova de Vida/2022, 20 beneficiários ainda não fizeram o procedimento e encontram-se com o pagamento suspenso. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram.

 

Para voltar a receber a aposentadoria, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida em 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, Centro. Não será necessário agendamento para esse atendimento.