15 December 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta sexta-feira (15) a emissão dos vouchers para que as 50 mil famílias de alunos da rede municipal de ensino em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), retirem a cesta básica. Cerca de 20 mil famílias já fizeram a solicitação por meio do site cestaestudantes.pbh.gov.br. É preciso informar o CPF e o primeiro nome do responsável pela matrícula do estudante. As cestas serão entregues duas vezes ao ano, no período de férias escolares em dezembro/janeiro e julho. O investimento feito pela Prefeitura é de R$ 30 milhões.
O programa Cesta nas Férias visa reduzir os riscos de insegurança alimentar e contribuir para a garantia do direito humano à alimentação adequada durante o período de recesso.
Serão ofertados dois tipos de cestas de alimentos, considerando o número de estudantes matriculados em cada família e o período de recesso. Todas as cestas vão conter açúcar cristal, arroz branco, café em pó, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão carioca e feijão preto, fubá, leite em pó, macarrão, óleo de soja, sal refinado e sardinha.
As famílias devem retirar a cesta de alimentos no período e na loja do Supermercados BH informados no voucher gerado no site cestaestudantes.pbh.gov.br. Será necessário apresentar o voucher ou o código do voucher e documento de identificação original com foto do responsável pela matrícula do estudante. A cesta de alimentos deve ser retirada preferencialmente no dia e período indicados no voucher.