Pular para o conteúdo principal

Mulher sendo atendida por profissional da Saúde em nova cadeira odontológica
Foto: Aline Resende/PBH

Centros de saúde recebem novas cadeiras odontológicas

criado em - atualizado em
No Centro de Saúde Jardim Europa, em Venda Nova, o consultório odontológico tem novidade. A cadeira antiga, com mais de 10 anos de uso e que sempre passava por manutenções, deu lugar a um equipamento maior e mais moderno. A dona de casa Sônia Silva foi uma das primeiras pacientes a ser atendida na nova cadeira. “É um ganho para o centro de saúde, mas um presente ainda maior para a população”, comemora.

No Centro de Saúde Jardim Europa a dentista Marília Romanelli, da equipe de saúde bucal, conta que tem trabalhado mais feliz desde que recebeu o que, para ela, é considerado um prêmio. “São 30 anos dedicados à saúde pública. Nunca trabalhei com um equipamento tão moderno. Estou até mais animada”, afirma.

As novas cadeiras são equipadas com sugadores, refletores de LED, cabeceira biarticulada, que permite o atendimento a pacientes cadeirantes em sua própria cadeira de rodas, comando de pedal e equipo móvel acoplado. Comodidade para quem trabalha e mais agilidade e conforto no atendimento ao usuário. “É uma motivação para os profissionais e também para quem precisa dos nossos cuidados. Dá orgulho de poder oferecer um serviço de melhor qualidade, com mais infraestrutura”, relatou Talita Munik, gerente do Centro de Saúde Jardim Europa.

Até outubro deste ano, outras 216 cadeiras vão substituir mais da metade dos equipamentos que são usados atualmente. Em Belo Horizonte, 151 centros de saúde contam com equipes de saúde bucal, compostas por um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico. Ao todo, são 303 equipes atuando diariamente para atender aproximadamente 4 mil pessoas. Além disso, outras 66 equipes de apoio auxiliam na cobertura de áreas de maior vulnerabilidade. Só até agosto deste ano, foram realizadas mais de 250 mil consultas nos centros de saúde e quase 3 mil próteses dentárias foram entregues.
 

06/09/2018. Cadeiras odontológicas. Fotos: Aline Resende/PBH