Pular para o conteúdo principal

Mão humana aplica vacina em braço.
Foto: Divulgação PBH

Centros de Saúde estarão abertos no dia 30/11 para vacinação contra o sarampo

criado em - atualizado em

Todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado, dia 30, para vacinar pessoas de 20 a 29 anos contra o sarampo. As unidades vão funcionar das 8 às 17 horas para vacinar exclusivamente este público. A transmissão do sarampo ocorre por meio de salivas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em Belo Horizonte cerca de 200 mil pessoas com idade entre 20 e 29 anos ainda precisam ser vacinadas.

 

Para a proteção contra a doença são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Devido ao surto da doença no país, desde agosto as crianças de 6 a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária o esquema vacinal é formado por três doses.

 

Os sintomas do sarampo são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelhas no corpo. Quem apresentar algum dos sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde. No sábado, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar fonte em Centro de Saúde para atendimento à imprensa. O agendamento deve ser feito pelos telefones da assessoria de comunicação: 3277-9459 ou 3277-7756.