Pular para o conteúdo principal

Centros de Saúde e teleconsultas atenderam 415 pessoas no fim de semana
Divulgação/PBH

Centros de Saúde e teleconsultas atenderam 415 pessoas no fim de semana

criado em - atualizado em

A abertura de cinco centros de saúde aos sábados e a oferta de teleconsultas garantiram o atendimento a 415 pessoas nesse final de semana. As medidas fazem parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, adotado para garantir mais assistência às pessoas com sintomas respiratórios, de dengue, chikungunya ou zika.

 

Os cinco centros de saúde abertos no sábado atenderam 312 pessoas - número similar às consultas realizadas em um dia de funcionamento de uma UPA. Desde o início da implantação da ação da PBH, 1.425  pessoas foram atendidas, entre adultos e crianças.

 

Nos dois dias de funcionamento, sábado e no domingo, as teleconsultas atenderam o total de 103 pessoas. A princípio, o  serviço estará disponível de sábado a terça-feira, e gradativamente será ampliado, caso seja necessário, para os demais dias da semana.

 

Dos 312 atendimentos realizados pelos cinco centros de saúde no sábado passado, 237 foram adultos e 75 crianças.

 

Do total de adultos atendidos, 40,9% apresentaram sintomas de dengue, 28,7% doenças respiratórias, 4,2% pessoas com sintomas de chikungunya e 26,2% outras causas, como doenças crônicas.

 

Já entre as crianças, 52% dos casos envolveram questões respiratórias, 20% suspeitas de dengue, 6,7% com sintomas de chikungunya e 21,3% apresentaram outras queixas.

 

Com a abertura de Centros de Saúde aos sábados e a realização das teleconsultas, a Secretaria Municipal de Saúde visa à oferta da assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar ocorrências de maior gravidade. O plano de contingência da secretaria é ativado gradativamente de acordo com o cenário epidemiológico da capital.