Pular para o conteúdo principal

Centros Culturais, teatros Francisco Nunes e Raul Belém têm atividades gratuitas
Foto: Beth Freitas

Centros Culturais, teatro Francisco Nunes e Raul Belém têm atividade de carnaval

criado em - atualizado em

A partir de fevereiro, os equipamentos do setor cultural da Prefeitura de Belo Horizonte oferecem uma série de atividades especiais para celebrar o carnaval em todas as regionais da cidade. A programação conta com shows, exposições, oficinas, bailes infantis e cortejos de blocos. As atividades acontecem em 14 Centros Culturais descentralizados, no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e no Teatro Francisco Nunes. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte

Além de oficinas que ensinam a fazer maquiagem, a produzir máscaras, fantasias, adereços e estandartes, também é possível aprender a batucar em oficinas de percussão e a dançar, além de participar de bailes e desfiles. A programação também é potencializada com atrações do Circuito Municipal de Cultura, projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon. 

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, animação é o que não vai faltar em Belo Horizonte no carnaval e, especialmente, no pré-carnaval. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Belotur vai ampliar as atividades disponibilizadas ao público ao ocupar todas as regionais da cidade. Serão ações lúdicas e formativas, de forma descentralizada, garantindo a alegria para todos. Trata-se de uma política pública da Prefeitura que prepara a cidade para a celebração do carnaval, que atende a uma vasta cadeia produtiva em total sintonia e apoio aos blocos e demais personagens dessa grande festa", ressalta. 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca ainda o valor do carnaval dentro das ações de salvaguarda do patrimônio cultural e memória da cidade. "É importante ressaltar que também a memória das festas populares está no foco da Prefeitura com a realização dos inventários, ainda em 2023, do Samba e do carnaval de Belo Horizonte, além da exposição Cinejornais em Belo Horizonte, no Museu da Imagem e do Som”, afirma Luciana Féres.  

Entre os destaques da programação estão o Circuito de carnaval nos Centros Culturais com ações formativas, apresentações, bailes e espetáculos, como aulas de samba, oficina de pandeiro, entre outras atividades. O público participante aprenderá e acompanhará, por exemplo, o processo de confecção de algumas peças, desde os adereços simples próprios do carnaval, fáceis de fazer, até os elementos que compõem os figurinos e estandartes leves e de baixo custo, típicos dos blocos de rua. 

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado receberá o Bloco “Chega o Rei: Roberto Carlos em ritmo de carnaval”, no projeto Quinta no Raul (16/02), com sucessos do cantor Roberto Carlos. Já o Teatro Francisco Nunes será palco do show infantil “Pontinhos de Amor”, com a sambista mineira Aline Calixto (05/03), no projeto Música de Domingo. 

Carnaval e Memória

A história do carnaval também está presente na programação especial dos equipamentos culturais da Prefeitura. A exposição "Cinejornais em Belo Horizonte", atualmente em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH aborda diversos aspectos destes informativos na capital mineira, oferecendo ao público um panorama da história da cidade a partir destas produções, dentre elas momentos históricos do Carnaval de Belo Horizonte. A mostra dá visibilidade a itens do acervo do MIS BH, que conta com 605 cinejornais, sendo a maioria deles de Belo Horizonte e feitos principalmente a partir da perspectiva da administração pública sobre a cidade. Todos os vídeos da exposição possuem tradução em libras. O museu está localizado na Av. Álvares Cabral, 560 – Centro  e funciona de quarta a sábado, das 11h às 18h. A mostra também pode ser visitada virtualmente pelo Portal Belo Horizonte 

O MIS BH também disponibiliza parte do seu acervo em seu canal do YouTube. O acervo disponibilizado aborda temas cotidianos de Belo Horizonte relacionados à política, sociabilidade, cultura, esportes, educação, entre outros assuntos. Dentre os filmes disponibilizados no canal destaca-se os títulos de temática do carnaval, como os títulos: “Carnaval em Minas - Belo Horizonte 1964”, “Carnaval em Belo Horizonte (1990) - Corsário do Samba”, “Baile de Carnaval no Teatro Francisco Nunes”, “Desfile de Escola de Samba na Avenida Afonso Pena - Década de 1970”,  “BH preparada para o Carnaval (1972)”,“Bloco Caricato “Os invasores do Santo Antônio” - Carnaval de BH”, “Bloco Caricato Terceira Dimensão - Carnaval em BH”, “Carnaval 1972 BH - Desfile na Praça da Liberdade” e “Carnaval 1972 BH - Desfile na Afonso Pena”.