Pular para o conteúdo principal

Mais de trinta idosos e adultos sorriem agrupados com as mãos para cina. Foto: Camila Mageste
Foto: Camila Mageste

Centros Culturais oferecem oficinas de dança para idosos

criado em - atualizado em

Bem estar, diversão e, acima de tudo, saúde. Foi pensando nessa tríade de benefícios que o coreógrafo Renato Ventura criou uma dança especial para ser desenvolvida com senhores e senhoras da chamada ‘melhor idade’: a “Larutan Natural”. A ideia é reproduzir os movimentos naturais do corpo humano, respeitando sempre as possíveis limitações dos participantes. A oficina é ministrada semanalmente em dois centros culturais da Fundação Municipal de Cultura: no Centro Cultural Padre Eustáquio (terças e quintas, às 19h) e no Centro Cultural Pampulha (sextas, às 18h). A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

 

A oficina de dança “Larutan Natural” foi desenvolvida com foco em pessoas que já estão na terceira idade. Os movimentos respeitam as possíveis limitações dos participantes para que possam acompanhar toda a aula facilmente, independente de sua condição física. O nome foi escolhido para representar o estado de naturalidade em que acontecem os movimentos, permitindo que o público acompanhe o professor de maneira livre e sem preocupações.

 

Segundo Renato, não há músicas específicas nem coreografias e, por não exigir um determinado padrão de movimento, os participantes podem tentar reproduzir os movimentos sem a pressão de fazer exatamente como o professor. “É preciso transmitir muito carinho e respeito aos idosos durante a aula, buscar movimentos que possam contribuir para a melhora do bem estar e o divertimento de seus participantes. Não há restrições físicas que comprometam a participação, basta querer. Tenho participantes portadores de necessidades especiais em geral, participantes com quase cem anos de idade, enfim, todos conseguem acompanhar uma aula”, completa.

 

Renato Ventura destaca ainda os benefícios da dança criada por ele. “Além de melhoras respiratórias, por ser uma atividade aeróbica, há o desenvolvimento das habilidades motoras em geral, melhora da mobilidade, do equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, flexibilidade, consciência corporal e outros, de acordo com a frequência nas aulas”, ressalta. Outro fator de destaque é a convivência entre os participantes, que trocam experiências, formam amizades e, juntos, passam por momentos de muita alegria.

 

Este projeto levou Renato Ventura a participar da 7ª edição do prêmio Bom Exemplo da TV Globo Minas. O professor conquistou o troféu na categoria Cidadania, que homenageou cidadãos que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária.

 

Dança Larutan Natural – Renato Ventura

Sextas | das 18h às 19h - Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca).

Terças e quintas | das 19h às 20h - Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio).

ATIVIDADE GRATUITA