Pular para o conteúdo principal

Centros Culturais municipais recebem espetáculos infantis gratuitos
Foto: HB Audiovisual

Espaços culturais municipais recebem espetáculos infantis gratuitos

criado em - atualizado em

Entreter o público e provocar reflexão, através da arte, sobre tópicos importantes para o público infantil. É com esse objetivo que as atrizes Janaina Morse e Maria Tereza Costa, da coletiva artística Minha Companhia, levam os espetáculos “Boo” e “Avoar” para espaços culturais públicos de Belo Horizonte, nos próximos dias. As apresentações são gratuitas, duas por dia, sendo sempre “Boo”, às 10h, e “Avoar”, às 15h, e acontecem no Centro Cultural Venda Nova (dia 15, quinta-feira); Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (dia 18, domingo); Centro Cultural Lindeia Regina (dia 21,quarta-feira); e Centro Cultural Urucuia (dia 22, quinta-feira). A entrada é livre, sem a necessidade de retirada de ingressos, e está sujeita à lotação dos espaços. A programação completa dos Centros Culturais Municipais está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

As apresentações dos espetáculos “Boo” e “Avoar” fazem parte do projeto “Minha Mostra”, desenvolvido pela Minha Companhia, e contam com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

De maneira lúdica e divertida, as peças abordam temas como o medo, especialmente para as crianças, palhaçaria e música, com muito movimento e interação com o público. No espetáculo “Boo”, as atrizes refletem sobre o medo na perspectiva da infância, de maneira leve e bem-humorada. Criado durante a pandemia, BOO, onomatopeia do medo, é um clássico universal da infância, mas pouco debatido entre o público infantil.

 

Em “Avoar”, as palhaças Brisa e Tecla são compositores e vocalistas que misturam guitarra, percussão e violoncelo e brincadeiras para criar uma atmosfera de poesia, imagens e muita diversão. No show, as atrizes trazem novas perspectivas do que se espera de músicas para criança e contribuem para a construção de paisagens sonoras contemporâneas para o universo infantil. O roteiro cênico e o repertório são permeados pela interatividade, flexíveis no encontro e na relação com o público, criando um espetáculo vivo.

 

Sobre a Minha Companhia

 

Com desejo de experimentar formas de criar e em diferentes campos criativos, em 2019,  Janaina Morse e Maria Tereza Costa fundaram a coletiva feminina Minha Companhia que tem como pilares a diversidade e a valorização da representatividade. A Companhia  é formada prioritariamente por profissionais mulheres e já produziu 2 espetáculos com temas dedicados à infância, com pilares na representatividade e inclusão. O coletivo artístico, busca narrativas autorais, lúdicas e contemporâneas entrelaçando teatro, palhaçaria, música, improvisação e com essa fusão, construindo experiências únicas, misturas híbridas e interculturais.

 

Serviço

Espetáculos infantis Boo e Avoar | Minha Companhia

Duração: 50 minutos cada espetáculo | classificação: livre

“Boo”, sempre às 10h; “Avoar”, sempre às 15h

 

Quinta-feira (15)

Centro Cultural Venda Nova - Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários

 

Domingo (18)

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã

 

Quarta-feira (21)

Centro Cultural Lindeia Regina - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina,

 

Quinta-feira (22)

Centro Cultural Urucuia - Rua W-3, 500, Urucuia

 

Entrada gratuita e livre, sujeita à lotação dos espaços