Pular para o conteúdo principal

Usuários participam de palestra no Centro de Saúde Ouro Preto sobre alimentação saudável.
Foto: Regional Pampulha

Centro Saúde Ouro Preto promove campanha contra câncer bucal

criado em - atualizado em

Para se mostrar um sorriso bonito é preciso cuidados importantes como a limpeza dos dentes e a saúde da boca em geral.  Pensando nisso, o Centro de Saúde Ouro Preto, localizado na região da Pampulha, aproveitou o Dia D contra a Influenza, em 13 de maio, e promoveu também a campanha para prevenção do câncer de boca. O objetivo foi contribuir para a prevenção do câncer da cavidade oral e orofaríngea, incluindo aspectos de promoção da saúde efetiva dos usuários como sujeitos de mudança, através de ações integradas.

 

Os usuários que compareceram à Unidade para a vacinação contra a Influenza puderam participar de diversas atividades, como palestra sobre o câncer de boca com a dentista Alessandra Dias Sarmemto, caminhada orientada e ginástica aeróbica com o educador físico Ricardo Elízio Gonçalves e a dança sênior com a fisioterapeuta Fabiana Accorinte.

 

A nutricionista Mariana Teixeira de Toledo falou sobre a importância de se adotar uma alimentação rica em alimentos antioxidantes como frutas e hortaliças, para prevenção de câncer e outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Os participantes foram surpreendidos com a distribuição de suco verde, uma combinação de couve, abacaxi, limão e gengibre, alimentos que fornecem vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para melhora do sistema imunológico e digestivo. Organizado pela assistente social Fátima Brites, foi realizado também um café da manhã com música ao vivo para confraternização entre usuários e funcionários.

 

Quem compareceu e participou, aprovou, como a cidadã Mônica de Alcântara Olimpio: “Fizemos ginástica e ouvimos a ‘nutri’. O exame da boca foi muito importante. Dá um alívio saber que está tudo bem conosco.” Para Marília Araujo Agostinho o dia foi movimentado: “Foi bom demais! Tivemos orientações dos professores, houve vacinação e o convívio também foi ótimo. A gente quase não tem tempo para nada e lá fizemos várias coisas ao mesmo tempo.”

 

Os resultados foram positivos: houve vacinação de 60 usuários e realização de 21 exames da cavidade oral, com um caso suspeito e encaminhado para exames mais específicos. Mas a campanha de prevenção do câncer bucal não ficou restrita ao Dia D: ela se estendeu por vários dias com ações em outros locais. No CRAS Novo Ouro Preto foram avaliados 36 participantes dos grupos da Academia da Cidade e Dança Sênior e foi identificado um caso suspeito, encaminhado para outros exames. Na Associação dos Moradores do Bairro foram avaliadas oito pessoas, e não foi encontrado nenhum caso suspeito. Nas visitas domiciliares com as equipes de PSF, foram avaliados 40 usuários, e nenhum caso suspeito encontrado. As avaliações continuarão sendo feitas tanto nas visitas domiciliares, quanto nas consultas realizadas na unidade.

 

Para a gerente do C.S. Ouro Preto, Maria Cristina Kapitzky, a campanha foi um sucesso: “Considero que essa campanha foi uma das mais proveitosas e a organização dos servidores superou as minhas expectativas. Os usuários participaram ativamente", concluiu.