Pular para o conteúdo principal

Centro POP Miguilim realiza ensaio para bloco de Carnaval da Unidade
Foto: Débora Oliveira/PBH

Centro POP Miguilim realiza ensaio para bloco de Carnaval da Unidade

criado em - atualizado em

Os tamborins já estão aquecidos no Centro POP Miguilim para o Carnaval. Nesta sexta-feira (13), o equipamento, localizado na rua Varginha, 210, Floresta, promove mais um ensaio da “Banda do Miguilim” em preparação para o bloco da unidade que sairá às ruas na sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro. O Centro POP Miguilim realiza serviço especializado voltado ao atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua e é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e com a ADRA.

A “Banda do Miguilim” é formada por crianças e adolescentes que acessam o serviço, além de arte-educadores da unidade e do Serviço Especializado de Abordagem Social-SEAS. O arte-educador Valmir Alcântara é um dos idealizadores da banda e garante que o repertório será variado. “Nosso bloco promete muita animação. Apresentaremos clássicos do samba, hip-hop, samba reggae, MPB além das clássicas marchinhas que não podem faltar,” afirma.

Diariamente, em média, 35 crianças e adolescentes são atendidos e acompanhados pela equipe de referência que planeja as ações e atividades individuais e coletivas da unidade, garantindo o protagonismo do público. O acesso ao Centro Pop Miguilim se efetiva de forma espontânea, quando o adolescente chega à unidade, por referenciamento da rede de proteção social, por busca ativa ou pelo encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social- SEAS, Conselho Tutelar e demais órgãos e instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos de criança e adolescente no município.

E. N, 10 anos, é uma das crianças que acessam o Centro POP Miguilim e está na ala de percussão da “Banda do Miguilim”. Ela conta que além das aulas de música também participa de outras atividades culturais. “Eu gosto muito dos ensaios e todas as aulas que eu faço aqui no Miguilim. Gosto muito de vir ao Miguilim e estou muito animada para o Carnaval e para a nossa apresentação,” destaca.

Centro Pop Miguilim

Criado em 1993, o Centro Pop Miguilim é uma referência nacional de proteção social. A unidade é destaque na forma de atendimento às crianças e adolescentes, usando a arte para a construção do processo de saída das ruas, reintegração familiar, proteção social e cidadania.

As crianças e adolescentes são atendidas e acompanhadas por uma equipe de referência que planeja as ações e atividades individuais e coletivas da unidade. O Secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, explica que a unidade, integra uma ampla rede de proteção social às crianças, adolescentes e suas famílias no município.”As ações e atividades efetuadas na unidade, de forma proativa e protetiva, com o protagonismo das crianças e adolescentes, contribuem para que essas retornem ao convívio familiar e ampliem a cidadania, além de cooperar na garantia de direitos.” salienta.

A equipe de referência do Centro POP Miguilim, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores e arte educadores, organiza e executa atividades socioeducativas, de forma continuada, além de disponibilizar aos usuários atendidos espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, telecentro, encaminhamentos para acesso à documentação e o referenciamento para a rede socioassistencial e para serviços de outras políticas públicas setoriais - ancorados no princípio da integralidade de proteção social que requerem crianças, adolescentes e suas famílias.

O Centro POP Miguilim fica na Rua Varginha, 210 - Floresta e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos finais de semana e feriado, das 10h às 16h.