Pular para o conteúdo principal

Crianças no Centro Pop Miguilim durante atividades recreativas
Foto: Divulgação/ PBH

Centro Pop Miguilim completa 29 anos de proteção às crianças e adolescentes

criado em - atualizado em

O Centro Pop Miguilim, unidade pública municipal especializada no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua, completa 29 anos de história em 2022. Para marcar a data comemorativa, uma programação especial com jogos e brincadeiras, voltada para parceiros e usuários da unidade, acontece neste sábado (19), na sede do Miguilim, no Bairro Floresta.

 

Atividades lúdicas e culturais, oficina de quadrinhos, pintura facial, grafites, guerra de robôs e duelo de robótica, além da exposição - Releituras Modernistas Art Pop Miguilim e o almoço em família fazem parte da programação de aniversário.

 

Confira a programação:
 

 19/11 | Miguilândia - O mundo da diversão

Jogos e Brincadeiras da Proteção

Exposição - Releituras Modernistas Art Pop Miguilim

 

10h | Teatro Mobilização Social (Teatro Mobs)
“Tem Criança na Pista” Contra o Trabalho Infantil

 

10h30 | Ateliê Miguilim
- Pintura Facial - Tia Magali

- Grafittes - Julio/ Skap

- Oficinas de Quadrinhos - SIRI e Ivan Camus

 

11h | Miguilim Tecnopop
Guerra de Robôs - Trinca Botz

 Duelo de Robótica - CEFET/MG

 

11h30 | Gastronomia  Miguilim
Almoço em Família

 

11h30 | Shows
- Babadan Banda de Rua;

- Palhaço Negro Benjamim no Miguilim;

- DJ Mateus Jordan;

- Banda e Coral Miguilim;

- Pocket Shows - Santo Negro com Santonne Lobato (Tambolelê)

- Denominado Chu + Mc KR Hip Hop Funk

 

13h30 | Solenidade de Aniversário


14h30 | Encerramento
 


Centro Pop Miguilim

Criado em 1993, o Centro Pop Miguilim é uma referência nacional de proteção social. A unidade é destaque na forma de atendimento à crianças e adolescentes, usando a arte para a construção do processo de saída das ruas, reintegração familiar, proteção social e cidadania. 

 

Mensalmente, em média, 70 crianças e adolescentes são atendidos e acompanhados pela equipe de referência que planeja as ações e atividades individuais e coletivas da unidade, garantindo o protagonismo do público. O acesso ao Centro Pop Miguilim se efetiva de forma espontânea, quando o adolescente chega à unidade, por referenciamento da rede de proteção social, por busca ativa ou pelo encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, Conselho Tutelar e demais órgãos e instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos de criança e adolescente no município.

 

O serviço especializado é efetivado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a ADRA. A equipe de referência do Centro POP Miguilim, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores e arte educadores, organiza e executa atividades socioeducativas, de forma continuada, além de disponibilizar aos usuários atendidos espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, telecentro, encaminhamentos para acesso à documentação e o referenciamento para a rede socioassistencial e para serviços de outras políticas públicas setoriais - ancorados no princípio da integralidade de proteção social que requerem crianças, adolescentes e suas famílias.