Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde recebe novo telhado após aprovação de órgãos de preservação
Divulgação/PBH

Centro de Saúde recebe novo telhado após aprovação de órgãos de preservação

criado em - atualizado em

Imóvel próximo à Lagoa da Pampulha, o Centro de Saúde Dom Orione, na avenida Otacílio Negrão de Lima, 2220, no bairro São Luiz, teve reforma de telhado finalizada em janeiro. Foram feitas a demolição, remoção e a substituição das telhas cerâmicas e de fibrocimento, além da colocação de de novos rufos e calhas, instalação de tubos de descida de água e pintura de salas. Foram investidos R$ 197.497,55.

 

“Embora o imóvel não seja tombado, pelo fato de a edificação estar dentro de áreas de proteção municipal e estadual, e lindeiro ao perímetro de proteção federal, foi preciso aprovar a reforma do telhado junto aos institutos de patrimônio histórico e cultural. A obra em si, ficou pronta, praticamente, em três meses e meio.”, explicou o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. A reforma foi conduzida pela Diretoria de Edificações (DIED-SD) da Sudecap.

 

O Centro de Saúde Dom Orione apresenta uma população vinculada de cerca de 10.100 usuários, com capacidade média de 2.800 atendimentos ao mês. A unidade atende população dos bairros Ouro Preto, São Luiz, Paquetá e São José.

 

A unidade possui 3 equipes de Saúde da Família (sendo cada equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 3 a 4 Agentes Comunitários de Saúde), 1 equipe de Saúde Bucal (sendo uma equipe composta por 1 cirurgião dentista, 1 auxiliar de saúde bucal e 1 técnico de saúde bucal), 1 equipe de apoio em Saúde Bucal (composta por 1 cirurgião dentista e 1 técnico de saúde bucal), 2 enfermeiros de apoio, 1 pediatra, 1 médico ginecologista, 1 médico clínico, 11 auxiliares/técnicos de enfermagem, 1 psicólogo, 1 assistente social, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) que atende os Centros de Saúde Confisco e Dom Orione (composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional), além de 4 Agentes de Combate às Endemias, 1 agente sanitário e 1 veterinário.

 

No Centro de Saúde Dom Orione, são realizados: atendimentos de demandas espontâneas, consultas eletivas, serviço de vacinação, coleta para exames laboratorial, realização de eletrocardiograma e Testes Rápidos, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos, atendimento ao paciente agudo com observação e controle zoonoses com os Agentes de Combate a Endemias, além do serviço Fale com a Equipe.