Pular para o conteúdo principal

No primeiro plano, funcionária da saúde segura folha de exames de paciente. Ao fundo, fila com outros pacientes que aguardam atendimento. Todos são homens.
Foto: Divulgação/PBH

Centro de Saúde promove o Dia de Atenção à Saúde do Homem

criado em - atualizado em

O Centro de Saúde Pindorama, localizado em bairro do mesmo nome, na Regional Noroeste de Belo Horizonte, realizou, no último sábado, 10, o Dia de Atenção à Saúde do Homem, para promover o bem-estar através da adoção de hábitos de vida saudável. O evento já ocorre há sete anos e tem como objetivo identificar os fatores de risco individuais como tabagismo e etilismo, prevenir doenças como hipertensão, dislipidemia e diabetes, além de identificar os homens com doenças já instaladas, porém ainda sem diagnóstico.

 

Participaram 45 homens, entre 38 a 59 anos, que não frequentam o Centro de Saúde regularmente. Além disso, o Dia de Atenção à Saúde do Homem contou com 22 profissionais de saúde de nível médio e superior que, numa roda de conversa, orientaram e elucidaram as diversas dúvidas dos presentes.

 

Maíra Bambirra Neumann, que é médica e idealizadora do projeto, conta que nesses sete anos, foi possível diagnosticar doenças em pacientes que nem sabiam que tinham algum tipo de enfermidade, evitando, assim, complicações como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “Eu tive a ideia de criar o evento Saúde do Homem porque percebi que os homens em idade laboral frequentam muito pouco o Centro de Saúde. E isso ocorre por dois motivos:  a dificuldade de acesso às unidades de saúde, que funcionam no horário de trabalho deles, e porque eles acham que estão saudáveis e não sentem nada, não percebem a importância da prevenção e desconhecem o fato de que muitas doenças não causam sintomas em suas fases iniciais. Ainda temos uma parcela de homens resistentes a participarem do evento, mas o nosso trabalho de sensibilização não para e hoje os próprios usuários que participam nos ajudam na divulgação, convidando seus amigos”, finalizou.

 

Já é o segundo ano que o senhor José Daniel da Silva, de 51 anos, participa do evento e percebeu os resultados em sua saúde, por meio das orientações que recebeu em 2016. “Ao realizar os exames no ano passado, tive o diagnóstico de colesterol alto. Com a ajuda e instruções que recebi aqui, mudei alguns hábitos alimentares e comecei a fazer caminhadas constantemente. Nesse ano acredito que ao receber os resultados dos novos exames minhas taxas estarão bem melhores, pois já sinto mais disposição e ânimo para realizar todas as minhas atividades. É bom ter o evento no sábado, pois é um dia mais tranquilo e viável para poder nos dedicar à nossa saúde, ” disse José Daniel.

 

A Gerente do Centro de Saúde Pindorama, Adriana Aquino, destacou a importância de um momento como esse para conscientizar os homens sobre a mudança de hábitos. “Normalmente, esse público-alvo não frequenta as unidades de saúde por falta de tempo ou mesmo de interesse em se cuidar. No momento em que são convidados e estimulados a participar, recebem aqui orientações, fazem exames e testes rápidos, atualizam suas vacinas e esclarecem dúvidas que mudam as suas rotinas de autocuidado e identificam os fatores de risco de adoecimento de cada um. Ressalto que é uma iniciativa da equipe de profissionais do Centro de Saúde e que se empenham muito para atender cada usuário com muito carinho. ”, completou Adriana.

 

Durante o evento, os participantes assistiram a uma palestra motivacional para sensibilizá-los sobre a importância do autocuidado e a mudança dos hábitos de vida; receberam aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, exames de ECG, medidas da circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal; foram administradas as vacinas de gripe, febre amarela, tétano e hepatite B; houve uma avaliação médica individualizada que, alguns casos, o médico já foi capaz de estabelecer o diagnóstico de uma doença até então desconhecida pelo paciente, como o diabetes. Foram solicitados exames laboratoriais, ECG, raio X de tórax e encaminhamentos para médicos especialistas de acordo com as necessidades individuais identificadas durante avaliação. Os homens passaram ainda por avaliação odontológica, ouviram instruções sobre nutrição e sobre a importância de atividades físicas para a manutenção da saúde.