Pular para o conteúdo principal

Dentista atende paciente acompanhado de auxiliar. Foto ilustrativa.
Foto: Márcio Martins/PBH

Centro de Saúde Itaipu inaugura serviço de saúde bucal

criado em - atualizado em

Os cerca de 13 mil usuários do Centro de Saúde Itaipu, na região do Barreiro, já contam com o serviço de odontologia próximo de casa. Na sexta-feira,4 de agosto, foi inaugurado no anexo da unidade (Rua Águas da Prata, 14 – Itaipu) o consultório de atendimento em saúde bucal. Até a abertura do novo serviço, os usuários da unidade recebiam os cuidados odontológicos em unidades de saúde próximas, como nos Centros de Saúde Tirol, Túnel de Ibirité e Regina, todos na região do Barreiro.
 

O consultório foi estruturado com equipamentos novos e tem capacidade para atender em média oito pacientes por dia para a realização de procedimentos como cirurgias, raspagem e profilaxia. Os casos que demandam de procedimentos mais especializados serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
 

O atendimento odontológico na unidade é realizado por uma equipe de profissionais formada por dentista, técnico de saúde bucal e auxiliar de saúde bucal. O consultório comporta duas equipes completas de saúde bucal e a PBH já iniciou o processo para contratação dos profissionais o que irá ampliar o atendimento.
 

Além do novo consultório odontológico, o anexo do Centro de Saúde Itaipu conta ainda com quatro consultórios e ampla área externa. Na unidade funcionam também atendimentos de pediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutricionista e ponto de apoio do controle de zoonoses. No local são realizadas reuniões e atividades com os grupos operativos de convivência, artesanato, tabagismo, planejamento familiar e nutrição.
 

Estiveram presentes na inauguração da nova sala, a chefe de gabinete da SMSA, Renata Mascarenhas, a coordenadora técnica de Saúde Bucal, Camila Mundim Palhares, gerente do distrito sanitário Barreiro, Silvana Leite Pereira e representantes do conselho distrital e trabalhadores da unidade.